
Nesta segunda-feira (18), a Conmebol realizou o sorteio dos grupos da Copa Sul-Americana. O Cruzeiro foi alocado no Grupo B, onde terá como adversários o Unión La Calera, do Chile, a Universidad Católica, do Equador, e o Alianza FC, da Colômbia.
O torneio Sul-Americano representa uma oportunidade crucial para o Cruzeiro acabar com um longo período sem conquistar títulos internacionais. O clube não levanta um troféu continental desde 1999, quando venceu a Recopa de 1998. Na ocasião, o Cruzeiro, então campeão da Copa Libertadores de 1997, enfrentou o River Plate, vencedor da Supercopa da Libertadores de 1997.
A Raposa terá como desafio longas viagens ao longo da fase de grupos. Valledupar, na Colômbia, onde joga a equipe do Alianza FC, que está no pote 4. A cidade fica a 4.657km de Belo Horizonte, se traçada uma linha reta, é conhecida por ser a capital do “vallenato”, gênero musical típico da região e “adotou” a equipe do Alianza, que antigamente se situava na região de Barrancabermeja e era o antigo “Alianza Petrolera”, que trocou seu nome e suas cores na mudança de região.
Outro desafio da equipe comandada por Larcamón será a altitude. Logo na sua estreia, o Cruzeiro terá a Católica como adversário, que atua no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, 2.800 metros acima do nível do mar.
O Union La Calera, equipe chilena que atua em La Calera, região de Valparaíso, joga no pequeno estádio Municipal Nicolás Chahuán Nazar, com capacidade para 9.200 pessoas e possuí grama sintética, o que pode ser um desafio a mais para os adversários.
Segundo as regras, durante a fase de grupos, equipes do mesmo país não se confrontam. Cada time jogará seis partidas nessa etapa. Os líderes de cada grupo avançam diretamente para as oitavas de final.
Enquanto isso, as equipes que terminarem em segundo lugar em seus grupos disputarão uma eliminatória contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. Os vencedores desses confrontos também garantem vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Confira os grupos: