Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Cruzeiro tentará janela mais “assertiva” em qualidade do que em quantidade para 2024

Compartilhe

Em seu terceiro ano sob a gestão de Ronaldo Fenômeno, o Cruzeiro irá atuar de forma mais agresiva no mercado para remodelar sua equipe e fazer uma temporada melhor em 2024. Movimentando-se antes mesmo do início da janela de transferências, o clube celeste busca reforços que não apenas corrijam deficiências do último ano, mas que também elevem a qualidade técnica da equipe.

Até o momento, o Cruzeiro anunciou oficialmente duas contratações para o próximo ano: o zagueiro Zé Ivaldo e o atacante Rafa Silva. Contudo, segundo apurações, os bastidores da Toca da Raposa estão agitados, com negociações em andamento para aquisições que tem a inteção de melhorar pontos fracos do time em 2023.

Diferentemente das últimas duas temporadas, o clube não enfrenta as mesmas limitações financeiras, com um orçamento maior e com mais disponibilidade para investir em contratações. O pagamento de salários não está mais atrelado a um “teto fixo”, o que abre oportunidades para contratações mais significativas.

Um dos principais focos do Cruzeiro no mercado é resolver as carências evidenciadas em 2023, especialmente no setor de ataque. No ano passado, a equipe enfrentou dificuldades e registrou um dos piores desempenhos ofensivos de sua história, marcando apenas 53 gols em 53 partidas, incluindo confrontos oficiais e um amistoso.

Além das contratações para o setor ofensivo, o clube reconhece a necessidade de reforçar o meio de campo, priorizando as posições de primeiro e segundo volantes. Nome como o de Lucas Romero e Fernando estão, de fato, na pauta da Raposa, mas não se limitam a eles.

Ao contrário das temporadas anteriores, quando o Cruzeiro formou praticamente um time inteiro no início do ano – 19 contratações entre definitivos e empréstimos em 2023 e 23 contratações na temporada de 2022 -, a abordagem para 2024 é mais precisa. A expectativa é que reforços pontuais sejam integrados a uma base já consolidada.

A recente chegada do técnico Larcamón à Toca da Raposa, prevista para o início de janeiro, adiciona um elemento extra ao processo de planejamento e também no mercado: com a possibilidade de identificar novas carências e ajustar estrategicamente o elenco durante a pré-temporada, o treinador argentino trabalhará em conjunto com o departamento de futebol para analisar e ampliar o elenco.

Vale ressaltar que, ao contrário dos últimos anos, o Cruzeiro disputará quatro competições: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana, uma a mais do que nos anos anteriores.