Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Cruzeiro ultrapassa marca dos 40 atletas utilizados na temporada

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.

Com as estreias de Jajá e Zé Ivaldo diante do Remo, pela terceira fase da Copa do Brasil, o Cruzeiro de Paulo Pezzolano já testou mais de 40 atletas nesta temporada. O número total de atletas que foram a campo em partidas oficiais nesses quatro primeiros meses do ano chegou a 41 e a tendência é a aumentar com atletas que foram anunciados recentemente.

O número alto tem algumas explicações: pela montagem tardia do elenco, ocasionada pela transição entre as gestões da associação para a SAF; pela utilização de atletas das categorias de base na Raposa, para diagnosticar quais poderiam fazer parte do elenco principal e pelo sistema de rodízio adotado por Paulo Pezzolano durante a fase classificatória do Campeonato Mineiro.

Com o anúncio das contratações do meia Leonardo Pais e do atacante Henrique Luvannor, além do atacante Rafael Silva (que aguardar regularização de documentos e anúncio no BID) o Cruzeiro deve chegar à marca de 44 atletas utilizados em breve, igualando o mesmo número de 2021, mas ainda distante dos 58 atletas utilizados em 2020, ano seguinte ao rebaixamento e marcado por uma grande turbulência em saídas de atletas.

Os rodízio e a necessidade de testar jogadores promovidos das categorias de base influenciam diretamente neste número. 12 jogadores desse total de 44 são “crias da Toca” ainda em idade de atuar no sub-20: os goleiros Denivys e Ezequiel, os zagueiros Weverton e Paulo, o lateral Geovane Jesus, os volantes Miticov e Ageu, os meias Daniel Jr. e Vitinho e os atacantes Joshefer, Marcelinho e Vitor Roque, que já deixou o clube.

Inclusive, entre os atletas que atuaram pela Raposa nesta temporada, oito já deixaram o clube. Foram cinco saídas em definitivo, sendo eles os zagueiros Maicon e Sidnei, o lateral Gabriel Dias e os atacantes Vitor Roque e Tiago. E três atletas que ainda tem vínculo com o clube e foram emprestados: o volante Lucas Ventura, o meia Giovanni e o atacante Bruno José.

Após a partida contra o Remo, realizada na noite desta última terça-feira (19), Paulo Pezzolano foi questionado sobre como fazer o seu trabalho surtir efeito de forma mais rápida com essas chegadas de novos jogadores e buscando o entrosamento da equipe com essas mudanças na escalação.

“Eles tem que pegar rápido o que nós queremos. Intensidade, jogar em bloco alto, saber quando tem que fazer o duelo 1 contra 1, quando tem que rodar a bola, temos que fazer isso rápido com os jogadores que chegaram. E ficando bem vão ter oportunidade, pois precisamos deles o mais rápido possível em forma e dentro do campo.”

Oficialmente sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno prometeu reforços para o time na janela que abre no meio do ano:

“Acho que a gente vai estar preparado, num primeiro momento, pra gente ver o que tem que melhorar. A gente continua olhando o mercado, vendo oportunidades.”