FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
O Cruzeiro foi até Ribeirão Preto enfrentar o Botafogo, pelo 1º jogo do returno da Série B do Campeonato Brasileiro, em uma disputa direta entre os times que buscam se afastar da zona de rebaixamento. Um jogo que contava com novidades por parte da Raposa, que contava a estreia do recém-chegado William Pottker no ataque. O jogo terminou 1 a 0 para o Cruzeiro, que agora mantém uma sequência de 6 jogos sem perder, 4 desses sob o comando do técnico Felipão.
No primeiro tempo, o Cruzeiro mostrou querer buscar o ataque e não se intimidou por estar jogando fora de casa. Dono das melhores chances, o lado direito do campo foi utilizado com muita insistência pela dupla Airton e Cáceres, sempre buscando a linha de fundo. Já o Botafogo tentava avançar com mais eficiência pela esquerda, uma vez que Patrick Brey quase sempre estava isolado e Pottker não voltava pra marcar. Apesar das chances, o primeiro tempo terminou em 0 a 0. Foram 8 finalizações, com 63% de posse de bola, números que demonstram a vantagem do time em campo que faltou ser revertida em gols.
Já na volta do intervalo, o Cruzeiro retornou com uma alteração buscando ainda mais ofensividade. Claudinho entrou no lugar do volante Machado e a alteração de início surtiu o efeito esperado. O Cruzeiro pressionou muito nos minutos iniciais mas não conseguiu transformar as chances em gol. E logo quando o jogo começava a ficar mais difícil, com o cansaço pesando, Cáceres num lance de oportunismo conseguiu levantar a bola na área e Airton, de cabeça, colocou a bola no canto do goleiro: 1 a 0.
Após o gol, o jogo ficou mais protocolar pelo lado do Cruzeiro, enquanto o Botafogo ensaiava uma pressão sem efetividade, com muitas bolas longas. Felipão ainda substituiu William Pottker por Wellington, Marcelo Moreno por Sassá e nos segundos finais Claudinho por Adriano, mas o jogo se manteve até o final.
Invencibilidade de Felipão e mais três pontos que afastam o Cruzeiro da zona de rebaixamento, deixando a equipe momentaneamente na 13ª posição, com 23 pontos. Agora a Raposa terá pela frente Guarani e Figueirense, ambos como mandante, em partidas decisivas para determinar os planos do Cruzeiro no returno do campeonato.
De positivo, além da vitória, a regularidade do lateral Cáceres e o momento artilheiro de Airton, que chega ao seu 3º gol em 3 jogos seguidos, sendo determinante na retomada do Cruzeiro na competição. De negativo, a dificuldade em criar jogadas mais agudas de ataque quando teve a posse e o controle e individualmente a participação do meia Claudinho no time, que não surtiu o efeito esperado por Felipão.