Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Cruzeiro vence clássico, recupera moral e se afasta mais do Z4

Compartilhe

FOTO: BRUNO HADDAD / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.

Clássico! Cruzeiro e América se enfrentaram nesta quarta-feira (2), partida que fechava a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Vivendo situações totalmente distintas na tabela, o Cruzeiro buscava a vitória para se afastar da zona de rebaixamento, enquanto o América buscava se firmar cada vez mais no G4 do campeonato. E no confronto envolvendo os gaúchos Lisca e Felipão, o time do técnico pentacampeão se deu melhor. O Cruzeiro venceu o América por 2 a 1.

O primeiro tempo começou bem aberto, com o América mostrando que iria propor o jogo, enquanto o Cruzeiro, escalado com três volantes, fechava mais os espaços no meio e buscava um controle maior da posse de bola. E numa das investidas, Pottker invadiu a área e disputou com Messias a bola, no choque o árbitro marcou um pênalti irregular a favor do Cruzeiro. Sóbis bateu com categoria. 1 a 0 e a revolta em campo do técnico Lisca, que acabou sendo expulso por reclamar com contundência o pênalti marcado.

A etapa inicial terminou com a Raposa a frente do placar, mas o jogo ficou marcado pela dificuldade do Cruzeiro em criar mais jogadas de ataque e o América sem conseguir boas finalizações, além da tensão e do nervosismo causado pelos erros e pela falta de critério em algumas decisões da arbitragem.

No segundo tempo, o jogo começou com o Cruzeiro pressionando o América, obrigando o goleiro Cavichioli a fazer duas grandes defesas. Na cobrança de escanteio do volante Machado, Manoel antecipou e fez o 2 a 0, mudando o panorama da partida e colocando o Cruzeiro em posição confortável. Mas o América não sentiu e continuou buscando o ataque, dessa vez explorando as pontas ao invés de insistir pelo meio. Em cobrança de falta, Anderson subiu mais alto e diminuiu o placar, 2 a 1 e uma nova dinâmica de jogo na etapa final.  O América pressionou e criou as melhores chances de perigo, mas não soube aproveitar e o resultado permaneceu igual até o final.

De positivo, um Cruzeiro que soube marcar o América em boa parte do jogo, impedindo o sistema criativo e forçando o América a atuar por regiões do campo onde não é tão forte. Destaque pra partida do jovem Matheus Pereira, mostrando que é o grande nome da lateral esquerda desse time, e também para Manoel, que além da boa partida defensiva, marcou mais um gol e é, junto com Airton, o artilheiro do time na competição com 4 tentos.  De negativo, além da arbitragem, que interferiu diretamente na partida com lances polêmicos para ambos os times, fica também a crítica aos momentos em que o time do técnico Felipão sofreu com “apagões” e não conseguiu se impor ofensivamente, deixando que o América conduzisse a partida em boa parte do jogo.

Com esse resultado, o Cruzeiro se estabelece na 15ª posição, com 31 pontos e abre 7 pontos da zona de rebaixamento. O próximo compromisso da Raposa é contra o Brasil-RS no sábado (5), partida disputada no Mineirão, às 21 horas.