Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Cruzeiro vence o Juventude em Caxias do Sul, mas não consegue classificação para Libertadores

Compartilhe

O Cruzeiro venceu o Juventude por 1 a 0 na tarde deste domingo, com o único gol marcado pelo jovem atacante Tevis ainda no primeiro tempo. Na etapa final, a equipe gaúcha pressionou em busca do empate, mas parou nas defesas decisivas do goleiro Cássio, que fez ao menos três grandes intervenções. Com o triunfo, o Cruzeiro garantiu vaga na Copa Sul-Americana, mas ficou fora da Libertadores, já que o Bahia venceu o Atlético Goianiense.

O JOGO

Mesmo jogando fora de casa, o Cruzeiro tomou a iniciativa do jogo desde o apito inicial. Logo nos primeiros minutos, Romero teve duas boas chances, mas não conseguiu converter. O Juventude reagiu com uma finalização de Erick Farias, que passou por cima do gol.

Aos 30 minutos, o placar foi aberto: Lucas Silva avançou pelo meio sem marcação e encontrou Tevis, que tocou na saída do goleiro Gabriel para marcar. Na tentativa de empatar, Lucas Barbosa cabeceou no canto, mas Matheus Pereira afastou o perigo. Nos acréscimos, Lucas Silva quase ampliou em uma cobrança de falta que passou rente ao ângulo da meta defendida por Gabriel.

O segundo tempo começou movimentado, com chances para os dois lados. Logo aos quatro minutos, Vitinho recebeu passe de Verón e finalizou, mas o goleiro Gabriel fez a defesa. Com o passar do tempo, o Juventude aumentou a pressão em busca do empate e da vaga na Sul-Americana. Nesse momento, brilhou a estrela de Cássio.

Aos 21 minutos, João Lucas arriscou de fora da área, e o goleiro do Cruzeiro defendeu. Em seguida, ele parou finalizações de Gabriel Taliari, Diego Gonçalves e Jadson, garantindo a vantagem no placar. Perto do fim, uma confusão entre Matheus Pereira e Alan Ruschel resultou na expulsão de ambos, após revisão do VAR.

O jogo ficou paralisado por cerca de dez minutos, mas a árbitra Edna não repôs o tempo, gerando protestos por parte dos jogadores e da comissão técnica do Juventude.

Fora da Libertadores, mas na terceira fase da Copa do Brasil

Apesar de não ter garantido vaga na Libertadores de 2025, o Cruzeiro começará a próxima Copa do Brasil diretamente na terceira fase. O benefício é possível graças ao regulamento do Campeonato Brasileiro, que determina que, caso oito equipes brasileiras se classifiquem para a Libertadores — como ocorreu nesta temporada —, o nono colocado da Série A assegura entrada na Copa do Brasil já na terceira fase.