Cruzeiro volta a desperdiçar chances, falha na defesa e está fora da Copa do Brasil

Compartilhe

FOTO: STAFF IMAGES / CRUZEIRO E.C.

Após empatar em 1 a 1 em Porto Alegre jogando melhor que o Grêmio, o Cruzeiro não conseguiu fazer valer o “fator casa” e, jogando no Mineirão pela segunda vez na temporada, conheceu sua segunda derrota, dessa vez derradeira. Com falha de Lucas Oliveira e gol de Villassanti, o Grêmio bateu a Raposa em Belo Horizonte por 1 a 0 e avançou às quartas de final da Copa do Brasil, garantindo ainda uma premiação de R$ 4,3 milhões pela classificação.

ESCALAÇÃO

Para o jogo decisivo, o lateral-direito William retornou ao time após ser poupado no duelo diante do Flamengo, no último sábado, pelo Brasileiro. No meio-campo, Matheus Vital voltou ao time titular no lugar de Neto Moura, enquanto Bruno Rodrigues, com desgaste, foi poupado para entrada de Stênio. Henrique Dourado iniciou no comando de ataque.

O JOGO

O primeiro tempo começou de forma equilibrada, com os times tentando chegar ao ataque mas sem levar grande perigo. O Grêmio chegou com perigo aos cinco minutos com Cuiabano, em chute pela esquerda que acertou a trave direita de Rafael Cabral, mas o lance foi parado por impedimento. Dois minutos depois, a Raposa respondeu com Henrique Dourado, que cabeceou tirando de Gabriel Grando após cruzamento de Wesley. A bola ia entrando lentamente no lado esquerdo, mas Bruno Alves conseguiu salvar em cima da linha.

O jogo ficou morno, com o Cruzeiro tendo a posse de bola, mas sem conseguir furar a última linha de defesa do Grêmio, até que aos 26 minutos os visitantes ganharam um “presente”. Lucas Oliveira, com a bola dominada e sem estar pressionado, foi tentar sair jogando e entregou a bola nos pés de Luis Suárez. O uruguaio tocou para Villassanti que vinha chegando pelo meio e bateu no canto direito de Cabral. 1 a 0.

Na desvantagem, a equipe de Pepa buscava o empate, mas pecava no último passe e no acabamento técnico. Na reta final do primeiro tempo, o time celeste quase empatou. Primeiro, aos 43′, com Henrique Dourado recebendo dentro da grande área, girando sobre o zagueiro e acertando o travessão. Dois minutos depois, Oliveira finalizou na área gremista, a bola desviou e Gabriel Grando, mostrando muito reflexo, salvou mais uma vez.

Precisando pelo menos do empate para levar aos pênaltis, Pepa optou pelo retorno de Bruno Rodrigues ao time no lugar de Stênio. Porém, o cenário continuava parecido com o do primeiro tempo: O Cruzeiro buscava o ataque, mas sem efetividade. Insistindo em cruzamentos, a defesa do Grêmio não mostrava dificuldade em proteger sua área. Aos 15′, Wallisson deu um chapéu na entrada da área e finalizou, a bola desviou e foi para escanteio.

O Grêmio chegou ao segundo gol com Guilherme Bitello aos 17 minutos, mas o VAR chamou o árbitro para apontar falta de Cuiabano em Wesley na origem do lance, quando empurrou o atacante que protegia a bola para recuperar a posse. O gol foi anulado. Buscando uma tentativa de sufocar o Grêmio, Pepa colocou Gilberto no ataque ao lado de Henrique Dourado, Wallisson saiu do jogo. A alteração mudou pouco o cenário, com o Cruzeiro tentando, mas sem inspiração para fazer o gol.

O Cruzeiro começou a pressionar a partir dos 36′ em finalização de Neto Moura, para defesa de Grando. Dois minutos depois, Gilberto recebeu de Marlon na entrada da área e finalizou para outra boa defesa de Gabriel Grando. No rebote, Dourado não conseguiu finalizar e a defesa afastou. Já nos acréscimos, Grando apareceu novamente para fazer grande defesa em finalização de Bruno Rodrigues. O goleiro teve atuação decisiva para contribuir com a classificação gremista.

O QUE VEM A SEGUIR

Com a eliminação na Copa do Brasil, o Cruzeiro terá apenas o Campeonato Brasileiro para focar no restante da temporada. Sem tempo para lamentar, a equipe comandada por Pepa terá o clássico diante do Atlético-MG, no próximo sábado, às 18h30, em Uberlândia. Entre Copa do Brasil e Brasileiro, já são quatro jogos sem vitória. Seu último triunfo foi nos 4 a 0 sobre o América-MG, no dia 14. De lá pra cá, empatou com o Grêmio (ida da Copa do Brasil), perdeu para o Cuiabá, empatou com o Flamengo e perdeu para o Grêmio (hoje).

Compartilhe