DAVID OU MARQUINHOS GABRIEL, QUEM DEVE COMEÇAR?

Compartilhe

FOTO: CRUZEIRO E.C./FLICKR OFICIAL

Mano Menezes está com uma boa dor de cabeça para definir quem será o titular pelo lado esquerdo contra a Patrocinense neste sábado, pelas quartas de final do Mineiro. Recuperado de lesão, David atravessa bom momento nessa temporada. Já Marquinhos Gabriel desde que chegou ao Cruzeiro vem sendo uma grata surpresa e entrando muito bem nos jogos, agregando principalmente no volume ofensivo da equipe. Você pode conferir um texto somente sobre ele clicando aqui.

Se optar por David, Mano ganha uma opção ainda mais aguda pelo lado esquerdo, que tende a encostar em Fred saindo da ponta para dentro. O velocista consegue unir força e explosão para atacar o espaço de forma bastante vertical em busca do gol. Na imagem abaixo, vocês podem perceber a movimentação: A jogada se desenvolve pela direita, David sai da ponta e atua como um segundo atacante, aproveitando que um dos defensores fica com Fred, explora às costas do outro e ataca o espaço marcado. Ele antecipa, consegue o rebote e marca.

Foto: Reprodução.

Nos 5 jogos que esteve em campo, foi titular em 4 (Guarani, Patrocinense, Tombense e Caldense). Nesses, contribuiu com 6 passes para finalização e 2 assistências para gol, além de ter marcado em 3 oportunidades. Com 5 finalizações feitas, possui alto aproveitamento de 60%.

Se optar por Marquinhos Gabriel, Mano ganha um velocista com uma característica mais próxima de um meia, que costuma armar jogadas vindo por dentro ou dando profundidade pelo lado esquerdo. Nesse caso, Fred se beneficia de cruzamentos rasteiros ou pelo alto. Na imagem abaixo, notem que Marquinhos busca à linha de fundo e cruza quase na pequena área para o Fred apenas empurrar para o gol.

Foto: Reprodução.

Nos 8 jogos que esteve em campo pelo Mineiro, foi titular em 6. Nesses, contribuiu com 11 passes para finalização e 1 assistência pra gol, além de ter marcado 1 gol. É o 4º que mais finaliza no Mineiro, com 13 arremates e 38,5% de aproveitamento.

Conclusão

Seja quem for o escolhido, estaremos bem servidos. David desponta nesse início de ano com um alto aproveitamento nas finalizações e, com isso, o time tende a ficar mais eficiente e vertical. Com Marquinhos, ganhamos em volume ofensivo e criação. Jogando juntos, a equipe apresentou uma média de 15,5 finalizações e 12,5 passes para finalização. Essa opção, contudo, não deve ocorrer, já que Robinho e Rodriguinho voltam ao time titular. O jogo será às 19h, no Mineirão, em confronto único. Em caso de empate, teremos pênaltis.

#MeDibre

Compartilhe