Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

De olho no Athletic, Cruzeiro tem bons números e busca voltar às finais depois de dois anos fora

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.

O Cruzeiro já se prepara para a maratona de jogos decisivos que começam nesta semana. E o primeiro adversário será o Athletic, dono da segunda melhor campanha do Campeonato Mineiro e uma das surpresas da competição. O time de São João del Rei teve apenas duas derrotas na competição, justamente para os dois maiores da capital e ambas por apenas 1 a 0.

Além de superar a desvantagem de ter que jogar para vencer – dois empates bastam ao Athletic para chegar à final – por ter terminado em pior colocação que o seu adversário na classificatória do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro ainda busca retomar o protagonismo da competição. Em 2021 o time acabou sendo superado pelo América na semifinal, enquanto em 2020 o time sequer chegou a se classificar para a fase de mata-mata.

A última vez que o time esteve presente na final do Campeonato Mineiro foi em 2019, pouco antes do momento em que viu os bastidores implodirem e refletirem a crise institucional do clube dentro de campo. Na ocasião, superou o Atlético e se sagrou campeão com uma vitória (2 a 1) e um empate (1 a 1) nos jogos finais.

O caminho percorrido nesta temporada dá ao torcedor a esperança de chegar à final. O time comandado por Paulo Pezzolano chega neste período da temporada com o aproveitamento de 71,8%, contando jogos do próprio Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil. São 13 jogos disputados, com 9 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, 29 gols marcados e apenas 11 sofridos. 

A melhora é ainda mais visível se compararmos os últimos inícios de temporada da equipe. Em 2020 o Cruzeiro terminou o Campeonato Mineiro na 5ª posição, foi eliminado pelo CRB na 3ª fase da Copa do Brasil e ainda teve que lidar com uma troca de comando técnico nos primeiros jogos. Adilson Batista comandou a equipe em 12 partidas até ser substituído por Enderson Moreira, que também ficou à frente do time em apenas 12 jogos.

Em 2021 as coisas pareciam evoluir, mas nem o razoável aproveitamento do técnico Felipe Conceição, foram suficientes para que o trabalho fosse continuado após a queda para o América na semifinal do Mineiro e a desclassificação na Copa do Brasil pela Juazeirense.

Pezzolano traça um caminho mais confortável. Com uma classificação adiantada às semis do Mineiro, o clube aguarda o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil para conhecer seu adversário, após se classificar de forma tranquila – o Cruzeiro goleou o Sergipe por 5 a 0 e o Tuntum por 3 a 0 – nas primeiras fases da competição.

FOTOS UTILIZADAS: FLICKR / CRUZEIRO E.C. INFOGRÁFICO: DMD

As semifinais começam para a Raposa já na próxima terça-feira (22). O jogo de ida será disputado no Mineirão, às 20:30h, com transmissão exclusiva da Sempre Editora através do serviço de streaming O Tempo Sports. Em nota oficial publicada nesta tarde, o Athletic informou que o segundo jogo também será disputado no Mineirão.

Confira na íntegra a nota do clube:

O Athletic Club comunica que o segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro, o qual o Athletic é mandante, será realizado no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 26 de março, às 16h30. A decisão foi tomada a partir da incapacidade do sistema de iluminação na Arena Unimed, em São João del-Rei, que poderia prejudicar o espetáculo e limitar a visualização de lances pelo VAR (árbitro assistente de vídeo).

Desde o último jogo na Arena Unimed contra o Villa Nova, o Athletic, a Federação Mineira de Futebol e o Grupo Globo, detentor dos direitos de transmissão do Campeonato, não mediram esforços para tentar solucionar o problema de iluminação da Arena Unimed e achar alternativas para que a partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro fosse realizada em São João Del-Rei. O clube tentou, inclusive, mudar a data do jogo para conseguir, a tempo, deixar a Arena Unimed em condições adequadas para receber a partida, mas infelizmente não foi possível em tempo hábil atender as demandas de uma partida tão importante.

O Athletic Club pede a compreensão de sua torcida e fará o possível para que, no futuro, a Arena Unimed tenha toda as condições para receber jogos de grande porte.