
FOTO: REPRODUÇÃO
Hoje vamos falar de um jogador que pode preencher uma lacuna citada pelo técnico Abel Braga em sua última coletiva após o empate contra o Avaí. Segundo ele, não há no elenco um jogador com características de pisar na área para ser um elemento surpresa como Thiago Neves. Trata-se do argentino Agustín Palavecino, meia de 23 anos, atualmente defendendo as cores do Deportivo Cali, da Colômbia.
Histórico
Após perder Nicolas Benedetti, o Deportivo Cali foi na segunda divisão argentina buscar o meia Agustín Palavecino, de 23 anos, que atuava no Platense desde as categorias inferiores. Sua estréia com a camisa Marrón ocorreu em 2015 e desde então não saiu mais da equipe. Foi um dos jogadores mais importantes no acesso do clube para segunda divisão nacional, em 2018. Ao todo, esteve presente em 105 jogos pela agremiação argentina e marcou 8 gols. Nos Azucareros desde o início de 2019, se tornou um dos principais nomes ao lado de Deiber Caicedo e Juan Dinenno.
Características

Faixa de campo onde pode atuar.
Palavecino soma 39 partidas pelo Cali, com 4 gols marcados, 7 assistências, 15 grandes chances criadas e 79 passes decisivos. Pode atuar como “enganche” ou seja, sendo o meia de ligação que atuará por trás do centroavante como ponta de lança, pelo lado esquerdo ou direito. É muito importante no momento de transição e construção pela sua capacidade de distribuir bolas criando espaços através de passes curtos ou deslocamentos. Nos momentos de transição não exita em se aproximar dos volantes para participar do início da jogada. Tende a receber a bola e girar rapidamente para olhar o campo de frente, assim consegue acionar sua boa visão de profundidade. Tem uma média de 25 passes por jogo, com eficiência de 80%. Destes, 20 são no campo ofensivo, com aproveitamento de 70%. Também possui um passe longo razoável, tendo aproveitamento e 56%. Não é um jogador que dribla constantemente, pois prefere soltar a bola rapidamente pra algum companheiro livre de marcação, característica que o torna um meia bastante dinâmico. Ainda assim, seu aproveitamento no fundamento é de 56%.
Um ponto a ser melhorado no seu jogo são os duelos físicos. Com aproveitamento de 44%, não é um jogador propriamente forte, sendo mais técnico em suas ações. Gosta de se movimentar pelo campo com liberdade para circular por toda região central e também pelos lados. Quando atua por dentro, se associa bastante com o centroavante do time, buscando aproveitar os espaços deixados pelo mesmo ao atrair os marcadores. Atuando aberto, busca pisar na área em diagonal para surpreender com uma finalização ou cabeceamento. Possui boa finalização seja de média ou curta distância, com aproveitamento de 48%. Na fase defensiva, não se omite e demonstra muita entrega. Tem uma média de 2,1 desarmes por jogo, número relevante por se tratar de um meia e sempre que pode retorna para fechar as linhas de marcação.

Mapa de calor da temporada.
Palavecino é jovem e está adquirindo nessa temporada uma maior maturidade de jogo, elevando seu nível como atleta profissional. Era apenas um meia de divisões inferiores na Argentina, mas demostra personalidade e qualidade técnica para alçar voos maiores. Sem dúvidas, trata-se de um meia com potencial e vale ser observado com atenção nos próximos meses.
#MeDibre