
FOTO: MÁRCIO CUNHA / ACF
Hoje vamos abordar mais um atleta que vem atuando em bom nível no ano de 2019 e é pouco falado. Trata-se de Everaldo, centroavante da Chapecoense. Aos 28 anos, chegou ao clube catarinense por empréstimo junto ao Querétaro-MX, clube que detém seus direitos econômicos, até dezembro. Ou seja, vale ser monitorado por equipes maiores pois demonstra nível técnico para tal. O atacante nunca teve espaço em um clube de maior camisa no Brasil, rodou bastante e se destacou pelo Atlético-GO no Brasileiro de 2017, quando se transferiu para o México.
Histórico
Everaldo surgiu no Clube Esportivo (RS) e terminou sua formação nas categorias de base do Grêmio, subindo para o profissional em 2011 e, sem oportunidades, foi emprestado para Caxias e CSA nos dois anos seguintes. Retornou para o clube gaúcho em 2014, disputando 8 jogos no Gauchão e marcando 1 gol. Na sequência, foi repassado ao Figueirense para disputa do Brasileirão. Teve bom desempenho marcando 6 gols em 24 jogos. Entre 2015 e 2016 rodou por Paysandu, Água Santa e Santa Cruz sem destaque. Chegou no Atlético-GO no primeiro semestre de 2017 depois de fazer um bom Paulista pelo Novorizontino. Ao todo, Everaldo fez 15 jogos e marcou cinco gols, artilheiro do grupo no Campeonato Brasileiro. Suas atuações despertaram o interesse do Querétaro-MX, que pagou R$ 3,5 milhões pelo jogador. Pelo clube mexicano, foram 49 partidas e apenas cinco gols marcados. O que culminou no seu empréstimo para a Chapecoense.
Características

Mapa de atuação do jogador.
Everaldo vive seu melhor momento da carreira desde sua passagem pelo CSA, em 2013, quando marcou 13 gols em 27 jogos. Maduro aos 28 anos, parece compreender melhor taticamente as fases do jogo sendo um jogador extremamente importante para o sistema da sua equipe. Atuou 100% dos minutos no Brasileiro e dos 14 gols da Chapecoense participou diretamente de 8 (7 gols e 1 assistência), representando 57% de contribuição dos gols totais. Tem 69% de aproveitamento no passe, reforçado pelo estilo reativo da equipe que opta por ter menos a posse e aposta em passes diretos num sistema vertical. É o jogador que mais finaliza no Campeonato (38) e 2° com melhor aproveitamento (19 certos, 50%) perdendo apenas para Gabigol, artilheiro do torneio.
Sua principal virtude é a bola aérea. É o segundo atleta com maior número de disputas pelo alto (114) e aproveitamento de 47,3%, perdendo apenas para Deyverson, do Palmeiras. Marcou de cabeça em 2 oportunidades no Brasileiro e demonstra estar em constante disputa. Se posiciona muito bem na pequena área quando laterais ou pontas chegam à linha de fundo para cruzar. Tem boa mobilidade com a bola e sabe jogar fora da área, fazendo pivô e buscando tabelas. O Querétaro, clube que detém seus direitos, não deve aproveitá-lo na próxima temporada e como seu contrato de empréstimo com a Chapecoense termina em dezembro, surge como boa opção de mercado para clubes com pouca capacidade financeira. No caso do Cruzeiro, a frustração da passagem do centroavante Fred pelo clube, além do altíssimo custo e seu claro desejo de retornar ao Fluminense demonstra que o atacante do Verdão do Oeste surge como boa possibilidade para 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=pqkdH-tS6Ws
#MeDibre
.