
Foto: Deborah Cynthia / Fortaleza EC
Hoje vamos abordar mais um atleta que vem atuando em bom nível no ano de 2019 e que exercia uma função tática muito importante no Fortaleza de Rogério Ceni, sendo um de seus principais jogadores e homem de confiança. Trata-se do volante Felipe, 25 anos, revelado pelo Maranguape e que há quatro temporadas defende o Leão, subindo da Série C até a A com 142 jogos disputados até aqui e quatro títulos conquistados.
Um dos destaques da campanha do Fortaleza na Série B do ano passado, o versátil volante que também pode atuar de lateral direito exercia um papel fundamental no esquema tático do Rogério, sendo responsável pela transição da equipe e ligação entre defesa/ataque. Na competição, disputou 29 jogos, marcou 4 gols, deu 2 assistências, 29 passes pra finalização, 39 desarmes e 1.157 passes certos, um aproveitamento de 92,3%, não por acaso é sua principal virtude. Sua velocidade na tomada de decisão para desarmar ou antecipar e já iniciar um contra-ataque com um passe vertical em profundidade chama a atenção e é algo que falta ao nosso elenco.

Mapa de calor do atleta no Brasileiro.
Felipe executa passes curtos ou longos com muita precisão, além de possuir boa visão de jogo quando está com a bola dominada no ataque para encontrar um companheiro livre ou até mesmo carregando mais a bola até encontrar o timing certo para fazer o passe ou finalizar, outra das suas virtudes. É um volante que apresenta recursos essenciais para o futebol atual. Sua qualidade na transição defensiva e ofensiva, controle de bola, capacidade de tirar a bola da zona de pressão virando o jogo, lançamentos qualificados e bom posicionamento pra matar jogadas faz dele um jogador muito interessante. A única ressalva em relação ao Felipe é no aspecto mental. Muitas vezes falta concentração, fazendo com que ele acabe oscilando durante às partidas cometendo falhas bobas, algo que pode ser corrigido com estímulos corretos.
Felipe tem 25 anos, bom porte físico (1.84m) e atingiu a maturidade necessária para dar um salto maior na sua carreira. Depois de conquistar vários títulos e ajudar a levar o Fortaleza à Primeira Divisão, creio que está na hora de buscar novos desafios. Acredito, inclusive, que ele poderá ser um pedido do técnico Rogério Ceni para o ano que vem. Não será fácil tirá-lo do Fortaleza, clube estruturado e que exigirá um bom valor pelo negócio, mas vale a observação.
https://www.youtube.com/watch?v=cLJaKJ2ckKI
#MeDibre