FOTO: IGOR SALES / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
O Cruzeiro pode estar próximo de se despedir de uma de suas estrelas do elenco: a camisa 10 Duda, recém convocada para a Seleção principal. Tudo indica que o a jogadora pode estar de saída para o Palmeiras, que também disputa a série A1. Além da proposta ser interessante para a carreira da jogadora, por se tratar de um mercado com mais visibilidade – o que reforçaria suas convocações para a Seleção – o desempenho da equipe no Brasileiro A1 também pode ser um fator determinante.
A atleta tem contrato até o fim do ano, mas já pode assinar um pré-contrato com o time alviverde. É preciso ressaltar que no futebol feminino os contratos não costumam ser feitos por mais de uma temporada e uma eventual saída ao final da temporada seria de forma gratuita para o time paulista. Não seria a primeira vez que o clube paulista acerta com jogadoras que ainda tem contrato com outras equipes. Na última temporada, Ari e Otília do São Paulo foram para o Palmeiras seguindo o mesmo esquema.
Duda tem apenas 19 anos e foi revelada no América (MG). Ela se destacou no Brasileiro A2 e foi o principal nome da equipe celeste vice-campeã na competição em 2019. De acordo com fontes ligadas ao staff da jogadora, o incomodo vem também da utilização da atleta em campo, que desde o ano passado vem sendo escalada como volante e prejudicando diretamente o seu desempenho.
Na última partida, o treinador chegou a colocar duas volantes no segundo tempo e voltar a meio campo para a posição correta. Questionado sobre o posicionamento da atleta, o técnico Jorge concordou que a jogadora jogando mais adiantada muda o jogo tem a capacidade de mudar o panorama da partida, mas não entrou m detalhes sobre o que leva a colocar a atleta fora de posição mesmo com volantes de origem à disposição.
Mais atletas insatisfeitas
E não é só Duda que pode deixar o elenco celeste. Conforme apurou a reportagem do DMD, várias atletas estão insatisfeitas com o modo como o treinador Jorge Victor vem gerindo e tratando o elenco e não pretendem continuar no Cruzeiro na próxima temporada. No vídeo da comemoração do gol do último jogo, é possível ver as atletas comemorando com a comissão sem a presença do técnico. Na partida, o Cruzeiro empatou em 1×1 com o Flamengo, na gávea, pela 9ª rodada da competição.
A equipe vem mostrando um futebol abaixo do esperado, uma vez que tem um elenco considerado forte – inclusive, sendo o time fora com mais convocações para a Seleção fora de São Paulo, mas que não consegue se firmar no G8 classificatório do campeonato e tem apenas 48% de aproveitamento na competição. Analistas apontam erros do time, mostrando certo nível de desorganização e falhas repetidas em erros de posicionamento.
Torcedores também vem mostrando descontentamento nas redes sociais. Parte dessas críticas é direcionada ao técnico Jorge Victor e um dos problemas apontados é a demora nas substituições e na mudança de postura do time. Um exemplo disso é que, no último jogo, a meio-campista Patrícia, responsável pelo gol que deu o empate para a equipe, entrou apenas aos 45 minutos do segundo tempo. Outro exemplo é a atacante Thamirys, que entrou no lugar da volante Capelinha, aos 43 da etapa final.
A temporada do futebol feminino profissional A1 está prevista para se encerrar em dezembro de 2020.
O posicionamento do Cruzeiro
Após a divulgação da matéria, o Cruzeiro entrou em contato e enviou nota oficial sobre o que foi mencionado na reportagem. Confira a nota na íntegra:
– O Cruzeiro Esporte Clube esclarece que a atleta Duda tem contrato vigente com a equipe feminina de futebol profissional até o fim de dezembro e que em nenhum momento cogitou-se a saída da meio-campista.
A própria Duda rechaça que tenha assinado pré-contrato com outro time e ressalta que tem se sentido bem atuando pelo Cruzeiro.
“Estou muito feliz aqui no Cruzeiro. Em nenhum momento assinei pré-contrato. Só estou pensando em trabalhar cada vez mais, para que a gente possa fazer um bom Brasileiro. É sonho pra mim poder jogar na Série A1 com a camisa do Cruzeiro. Minha cabeça está totalmente aqui. O pensamento agora é trabalhar duro para os próximos jogos e buscar a classificação para a segunda fase da competição”, afirmou.
– A respeito da possível insatisfação das demais atletas do elenco, o Clube nega veementemente essa informação e destaca o ambiente harmônico no qual a agremiação convive diariamente, seja em treinos, jogos, viagens ou até mesmo no alojamento.
– Acerca de Jorge Victor, o Clube reitera que tem total confiança no trabalho do técnico e sabe que todas as dificuldades encontradas, em termos de resultados, se devem ao alto nível técnico do Campeonato Brasileiro.
Por fim, vale ressaltar que todas as tomadas de decisões se baseiam no dia a dia e não somente nos 90 minutos de uma partida.