clique e assista
AO VIVO

De volta à elite: Cruzeiro retorna à Série A com derrota para o Corinthians na Neo Quimica Arena

Compartilhe

FOTO: MAURO HORITA / STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO

De volta à Série A! Cruzeiro e Corinthians se enfrentaram na tarde deste domingo (16), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto que marcou o retorno do Cruzeiro à elite do futebol nacional foi marcado por uma derrota. Com gols de Matheus Araújo e Roger Guedes, o Corinthians venceu por 2 a 0 na Neo Quimica Arena.

Para o segundo jogo oficial no comando do português Pepa, o técnico optou por repetir a escalação do time que enfrentou o Náutico, na última quinta-feira (13) pela Copa do Brasil. Na ocasião, a Raposa apresentou um bom futebol em maior parte do tempo, mas não conseguiu sair com a vitória e acabou sofrendo o revés no final.

Dessa forma, o Cruzeiro foi a campo com o seguinte time:

Primeiro tempo morno

O jogo iniciou com o domínio do Corinthians como era esperado, mas sem muita eficiência. Enquanto a equipe alvinegra trocava mais passes, o Cruzeiro buscava espaços e estudava muito a equipe adversária. Com a intermediária dominada pelo Corinthians, restava ao time do Pepa utilizar os pontas, sempre com bolas alçadas a Bruno Rodrigues e Wesley.

Com poucas chances claras de gol, o Cruzeiro dominava a posse de bola, mas pouco produtiva. O Corinthians insistia em bolas longas, buscando o espaço deixado pelos laterais do Cruzeiro, mas também não era eficiente, com a zaga celeste conseguindo rebater a maioria das bolas e dominando a segunda bola.

Richard se destacava no sistema defensivo, sendo peça fundamental para destruir e ocupar os espaços no meio de campo. Vital era quem tentava algo diferente na parte ofensiva, mas não conseguia mais por falta de aproximação de Bruno Rodrigues e até do lateral Marlon. A pouca produtividade de ambas as equipes no último terço do campo fez com que o jogo parecesse morno e o placar em branco permaneceu até o final da primeira etapa.

Segundo tempo mais movimentado

A segunda etapa começou sem alterações na equipe do Cruzeiro. O panorama do jogo também não teve muitas alterações, com o Cruzeiro mantendo a posse de bola, gerando mais superioridade no campo de ataque, enquanto o Corinthians insistia nas bolas um pouco mais longas.

A primeira alteração de Pepa aconteceu aos 15 da etapa final, com a entrada de Nikão no lugar de Wesley. Mas foi uma alteração do Corinthians que fez a diferença. Matheus Araújo, tabelando com Fausto Vera, conseguiu envolver toda a defesa celeste e infiltrar na área, concluindo no canto, sem chances pro Rafael Cabral. 1 a 0 no placar.

Depois do gol sofrido, o Cruzeiro não conseguiu mostrar poder de reação. O time ficou apático e não conseguiu mais construir a partir do campo de ataque, sempre optando pelos passes previsíveis. Na contramão, o Corinthians ganhou mais confiança. Nos minutos finais, em cobrança de escanteio, Roger Guedes marcou após o rebote de Rafael Cabral. O gol foi anulado por uma possível falta do zagueiro Gil no volante Filipe Machado, mas o VAR chamou e o gol foi validado. 2 a 0 no placar.

O Cruzeiro ainda conseguiu diminuir o placar. Aos 50 minutos, o zagueiro Lucas Oliveira subiu mais alto que todo mundo na segunda trave e cabeceou a bola pro fundo das redes. 2 a 1 no placar. Mas não houve mais tempo para buscar uma reação.

Próximos jogos…

O próximo compromisso do Cruzeiro é contra o Grêmio, no sábado (22) na Arena Independência, às 21 horas.

Compartilhe