
FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO
Contratado pelo Cruzeiro em abril deste ano, o atacante Rafa Silva retornou ao Brasil após passar um longo período no futebol da China. Com 30 anos, o jogador precisou de um longo período para se preparar e readaptar ao futebol, lidando ainda com lesões nesse meio tempo.
Autor do gol que garantiu o empate do Cruzeiro na Arena do Grêmio, no último domingo (21), Rafa Silva – que tem 4 gols marcados e 2 assistências em 11 jogos – disse que está finalmente pronto para enfrentar uma sequência de partidas e que sua experiência no futebol brasileiro, especificamente no Cruzeiro, está sendo ótima.
“Claro que eu venho trabalhando todos os dias firme, buscando sempre o meu melhor e tô me sentindo bem. Pronto pra jogar. Do início ou não. Estou sempre trabalhando com a cabeça boa. E buscando sempre estar ajudando. É o que eu procuro fazer todos os dias aqui no treinamento, pra chegar no jogo e fazer a diferença, sim, como venho fazendo nos jogos.”
Por se tratar de um jogador experiente, Rafa Silva deixou claro que entende o momento e que o objetivo de subir para a Série A do Campeonato Brasileiro está próximo, mas que isso não afeta o dia a dia, com o grupo focado sempre no próximo jogo.
“Com certeza a gente está próximo do nosso objetivo, mas como eu sempre falo, tem que manter os pés no chão, trabalhando dia após dia, jogo após jogo e não entrar nessa euforia. Os torcedores estão empolgados, estão felizes, mas a gente tem que manter os pés nos chão, continuar trabalhando todos os dias pra aí, sim, conseguir o nosso objetivo.”
Com o seu gol marcado contra o Grêmio, Rafa Silva igual Luvannor no número de gols marcados na Série B (4 gols na Série B), estando ambos com um a menos que o artilheiro do Cruzeiro no ano, Edu (5 gols na Série B). O atacante foi questionado sobre essa disputa na posição de centroavante do clube.
“É uma disputa bem sadia. Cada um tá buscando seu espaço, todo mundo quer jogar. Mas isso é bom, porque acaba tirando o máximo de cada um. Essa briga é sadia. Pela artilharia a gente não se preocupa, a gente preocupa mais em estar ajudando ao Cruzeiro, independente de quem faz o gol é que as vitórias venham.”
O atacante também falou sobre o confronto da próxima rodada, contra o Náutico, na sexta-feira (26). O duelo entre o líder do campeonato e o atual lanterna é motivo de ter cuidado na visão do jogador.
“Vai ser um jogo difícil, como vem sendo todos. Todo mundo quer dificultar quando joga contra o Cruzeiro. Mas a gente conta com o apoio da nossa torcida, vai jogar dentro de casa. Mas dar o nosso máximo pra não ser surpreendido.”
Sobre não ter a presença de Paulo Pezzolano à beira do gramado, Rafa Silva falou sobre como é ser comandado por Martin Varini, fazendo boas referências ao substituto natural do técnico do Cruzeiro, que cumprirá suspensão após ter sido expulso na última partida.
“Os dois (Paulo Pezzolano e Martin Varini) são bem parecidos na forma de pensar. Não vai ter dificuldade, como já jogamos com ele ali. Ele é como um treinador também, tem o respeito de todos, sabe comunicar com a gente dentro de campo e não vai ter problema nenhum.”