“Não sei nem se a ficha caiu”, diz Edu sobre encontro com Ronaldo Fenômeno

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.

Responsável por ser o homem-gol da temporada do Cruzeiro em 2022, o atacante Edu falou hoje em coletiva de imprensa. Artilheiro da Série B em 2021, o jogador marcou 17 gols com a camisa do Brusque e seu desempenho chamou a atenção da Raposa, que não poupou esforços. 

O ataque da Raposa na temporada passada foi um dos pontos fracos do time. Pra exemplificar, o artilheiro do time na temporada foi Matheus Barbosa, volante, que deixou o clube em julho, tendo marcado 7 gols. Edu chega com a responsabilidade de suprir essa carência e levar o Cruzeiro ao caminho das vitórias com mais facilidade.

Há 10 dias vivendo na Toca da Raposa II, o atacante elogiou bastante o técnico Paulo Pezzolano e seu estilo de jogo, sua forma de passar a filosofia de trabalho aos atletas e a intensidade – palavra-chave até aqui – dessa pré-temporada. 

“A gente tem feito muitos treinos, com bastante intensidade. É o que o Paulo mais cobra a gente. A gente tá abraçando essa mentalidade do Paulo pra que a gente possa fazer uma grande pré-temporada. Até agora, o trabalho tem sido impecável. Nos últimos anos, o Cruzeiro não teve oportunidade de fazer uma pré-temporada tão longa. A gente  sendo privilegiado. Isso é muito importante para que a gente possa aguentar o ritmo dos jogos que a gente tem pra enfrentar no Mineiro, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro. Eu não tinha feito a pré-temporada ano passado, creio que isso vai acrescentar muito no meu futebol, no meu desempenho.”

“Os conceitos do Paulo são muito legais. Intensidade, perdeu, recuperou a bola o mais rápido possível. Estar sempre próximo do gol. Filosofia de trabalho que a gente vem abraçando no dia a dia. Vem aprendendo muito com ele. Meus últimos  trabalhos eu fiz bastante gols, sei que hoje a responsabilidade é muito maior, estou no Cruzeiro, então sei que vai ser um trabalho muito árduo recolocar o Cruzeiro na Série A, no caminho de conquistas. Mas eu vim preparado. Quero retribuir com bastante gols.”

O atacante desde que chegou tem mostrado através de publicações em suas redes sociais uma enorme alegria em estar atuando pelo Cruzeiro. Após uma ascensão muito rápida na carreira – até 2019, Edu jogava pelo Nova Iguaçu, na segunda divisão do Campeonato Carioca – Edu chega a um grande clube com bastante cartaz. 

“Tô vivendo um sonho. Procuro desfrutar dele da melhor maneira possível, da hora de acordar até a hora de dormir. É a fase mais magnifica que eu já vivi na minha vida. Tudo tá sendo um aprendizado muito grande. Em todas as áreas. E a palavra certa é essa, estou desfrutando desse momento que Deus me proporcionou. Fruto do meu trabalho, da minha dedicação. Esperei muito por uma oportunidade de jogar num grande clube como o Cruzeiro.” 

Edu preferiu não estipular uma meta de gols para a temporada, mas foi taxativo ao dizer que pretende ajudar seus companheiros a conquistar as metas coletivas. Ainda relembrou dos tempos em que alternava jogos da segunda divisão do Campeonato Carioca com jogos da várzea, onde complementava sua renda e também serviu de escola para a vida pessoal  e profissional.

“Em 2019 eu tava jogando a segunda divisão do Rio. A gente sabe o quanto é difícil ser bem remunerado ali, naquela divisão. A minha saída era jogar a várzea no interior de Minas Gerais e toda semana estava ali pra poder complementar a minha renda. Foi uma fase que eu valorizo muito, me fez crescer muito, agregou muito na minha carreira profissional. Era um campeonato bem disputado, conseguimos ser campeão no Portuense, foi uma experiência diferente mas que eu valorizo. Me ajudou muito. Só tenho gratidão. E hoje tô chegando no maior clube de Minas Gerais e felicidade muito grande, muito feliz, muito realizado. E sobre a meta de gols, eu vim aqui pra dar o meu melhor e conquistar metas coletivas, são as mais importantes. As individuais que vierem vão ser fruto de um trabalho coletivo consistente, importante e que às vezes um ou outro sobressai individualmente.”

Na última terça-feira (11) Edu teve seu primeiro contato com o ex-atacante e hoje sócio majoritário do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno. Dono de um currículo que dispensa apresentações, Ronaldo causou um impacto positivo não só fora de campo, mas também aos atletas do elenco. O próprio Edu confirma que a presença de Ronaldo no campo, conversando com os jogadores, era algo parecido com um sonho.

“Ronaldo dispensa comentários. Foi e é um dos meus maiores ídolos. Tanto como pessoa, como jogador de futebol. Ainda mais por jogar na mesma posição que eu. Eu sempre olhei, sempre admirei, sempre fui fã. Na Copa de 2002, ainda como torcedor, eu tava em casa, pintando rua, colocando bandeirinha e na terça-feira ali, eu ter a oportunidade de apertar a mão do Ronaldo Fenômeno, que nos deu uma Copa do Mundo, eu não sei nem ainda se a ficha caiu. Foi coisa rápida, mas só de você ver ele passando do seu lado ali, é como se você estivesse vivendo um sonho.”

Compartilhe