Anunciado desde o ano passado, quando assinou um pré-contrato com o Cruzeiro e chegou ao clube em novembro para manter a forma física, o zagueiro Zé Ivaldo foi apresentado na tarde desta quarta-feira na Toca da Raposa II e respondeu a diversos questionamentos realizados. Nitidamente em melhor forma física, o jogador explicou porque escolheu retornar ao Cruzeiro e não permanecer no Athletico, clube que era detentor dos seus direitos quando o jogador atuou por empréstimo na Raposa em 2022:
“Desde a minha volta para o Athletico, deixei claro que a primeira opção era eles e não chegamos a um acordo. Tudo que pedi ao Cruzeiro foi positivo, e depois que assinei o pré-contrato eles quiseram voltar atrás e já era tarde. Minha família se adaptou muito bem a BH, meu filho gosta muito do clube, então a primeira escolha foi o Cruzeiro.”
O zagueiro também falou sobre as metodologias de trabalho do técnico Nicolas Larcamón, comentando sua exigência que a construção de jogadas comece já com grande participação dos defensores:
“Ele está trabalhando em várias partes do campo, não só saída de bola. Ele gosta que nós zagueiros tenhamos liberdade para construir jogadas, e isso facilita demais. Os zagueiros que temos no elenco tem condição de conduzir bola, achar passe, então ele vem trabalhando isso. Quem for escolhido estará respondendo bem, e durante os treinamentos ele também pede muito a marcação. Vamos demonstrar isso no decorrer dos jogos.”
Confira outros trechos da coletiva:
Posicionamento com três zagueiros
“Ele (Larcamón) ainda não escolheu um esquema tático, está tentando adaptar o seu jeito e estamos fazendo de tudo para se encaixar. Ele vai rodando. Um dia eu treino na direita, outro o Neris, outro dia estou na esquerda. E assim vamos adaptando todos.”
Briga pela titularidade:
“Acho que o que aconteceu no ano passado ficou lá. Esse ano com um novo treinador tem que mostrar tudo do zero. Quem se adaptar o mais rápido em relação ao que a comissão está pedindo vai largar na frente.”
Expectativas do Cruzeiro na temporada:
“Temos quatro competições e vamos entrar para ganhar todas. O Mineirão com nossa torcida é uma força a mais. Vamos trabalhar forte para ganhar todas as competições que estivermos.”
Corrigir os problemas ofensivos em relação a 2023:
“Estamos trabalhando em todos os setores do campo. Semana passada trabalhamos muito finalização e isso nesse ano vai ser diferente. Um dia ele trabalha mais finalização, o outro a parte física, então esse ano vai ser bem diferente.”
Zé Ivaldo retorna para sua segunda passagem pelo Cruzeiro. A primeira, em 2022, rendeu o acesso do clube à Série A e o título da Série B de forma antecipada. O zagueiro foi o primeiro reforço anunciado pela Raposa e é uma das seis novidades contratadas até então. Pela Raposa, foram 33 jogos, marcando um gol e dando três assistências. Em 2023, Zé Ivaldo entrou em campo 28 dos 42 jogos do Athlético na temporada, 25 como titular, e marcou dois gols. O jogador foi afastado após não renovar com o clube no meio do ano passado.