Ao Vivo

Destaques no time de Pepa, laterais lideram estatísticas defensivas no Brasileirão

Compartilhe

FOTO: CRIS MATTOS / STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO

O Cruzeiro do técnico Pepa vem surpreendendo neste início de temporada de Série A do Campeonato Brasileiro. Com 9 pontos conquistados em 12 possíveis, a equipe vem superando a desconfiança depois de um campeonato estadual conturbado e de resultados ruins.

Uma das melhoras da equipe, principalmente após a chegada de Pepa, foi o sistema defensivo da Raposa. Nas quatro primeiras rodadas, foram 3 gols sofridos – 2 na derrota contra o Corinthians e 1 na vitória sobre o Santos – que, além dos números, surpreende pelo desempenho individual dos atletas que compõe o setor defensivo.

Embora os próprios atletas e o técnico gostem de exaltar todo o contexto de jogo para justificar as boas atuações da defesa, principalmente atribuindo aos atacantes e aos meias a marcação e a pressão como fatores que contribuem, alguns números mostram claramente que as laterais são diferenciais.

Segundo o site de estatísticas FootStats, William, lateral direito, lidera como o jogador que mais intercepta bolas no Brasileirão (7 interceptações certas), enquanto Marlon, lateral esquerdo, é o líder em desarmes (20 desarmes certos) na principal competição nacional.

Números de interceptações na Série A do Brasileirão (Imagem: FootStats)
Números de desarmes na Série A do Brasileirão (Imagem: FootStats)

Após a vitória contra o Santos, na quarta rodada da Série A, Marlon falou sobre o momento da equipe na zona mista:

William, de 27 anos, chegou ao Cruzeiro após um período longo de inatividade, por conta de uma grave lesão no joelho. Livre no mercado após longo período no futebol alemão, assinou com o Cruzeiro um contrato de produtividade até o final da temporada de 2023. Até o momento, atuou em 9 partidas oficiais com a camisa celeste, somando mais 770 minutos em campo. Titular incontestável do técnico Pepa, chegou à sua 6ª partida seguida no último sábado.

Marlon, de 25 anos, chegou ao Cruzeiro após deixar o futebol turco. Com contrato até o final de 2025, o lateral esquerdo surgiu como uma grande promessa da base do Criciúma e foi negociado com o Fluminense, onde oscilou entre bons e maus momentos, sendo emprestado a clubes da Europa, como Portugal e Turquia. Desde que chegou, assumiu a titularidade – ainda no comando de Paulo Pezzolano – e já soma mais de 610 minutos com a camisa celeste.

Compartilhe