FOTO: CRIS MATTOS / STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
O Cruzeiro do técnico Pepa vem surpreendendo neste início de temporada de Série A do Campeonato Brasileiro. Com 9 pontos conquistados em 12 possíveis, a equipe vem superando a desconfiança depois de um campeonato estadual conturbado e de resultados ruins.
Uma das melhoras da equipe, principalmente após a chegada de Pepa, foi o sistema defensivo da Raposa. Nas quatro primeiras rodadas, foram 3 gols sofridos – 2 na derrota contra o Corinthians e 1 na vitória sobre o Santos – que, além dos números, surpreende pelo desempenho individual dos atletas que compõe o setor defensivo.
Embora os próprios atletas e o técnico gostem de exaltar todo o contexto de jogo para justificar as boas atuações da defesa, principalmente atribuindo aos atacantes e aos meias a marcação e a pressão como fatores que contribuem, alguns números mostram claramente que as laterais são diferenciais.
Segundo o site de estatísticas FootStats, William, lateral direito, lidera como o jogador que mais intercepta bolas no Brasileirão (7 interceptações certas), enquanto Marlon, lateral esquerdo, é o líder em desarmes (20 desarmes certos) na principal competição nacional.
William, de 27 anos, chegou ao Cruzeiro após um período longo de inatividade, por conta de uma grave lesão no joelho. Livre no mercado após longo período no futebol alemão, assinou com o Cruzeiro um contrato de produtividade até o final da temporada de 2023. Até o momento, atuou em 9 partidas oficiais com a camisa celeste, somando mais 770 minutos em campo. Titular incontestável do técnico Pepa, chegou à sua 6ª partida seguida no último sábado.
Marlon, de 25 anos, chegou ao Cruzeiro após deixar o futebol turco. Com contrato até o final de 2025, o lateral esquerdo surgiu como uma grande promessa da base do Criciúma e foi negociado com o Fluminense, onde oscilou entre bons e maus momentos, sendo emprestado a clubes da Europa, como Portugal e Turquia. Desde que chegou, assumiu a titularidade – ainda no comando de Paulo Pezzolano – e já soma mais de 610 minutos com a camisa celeste.