Dudu é apresentado no Cruzeiro, evita polêmicas do meio do ano passado e mira conquista de títulos

Compartilhe

O retorno de Dudu ao Cruzeiro foi marcado por emoção e grandes expectativas. Durante sua apresentação oficial, o atacante recordou os primeiros passos na carreira, ainda na Toca da Raposa, e destacou a ambição de conquistar títulos pelo clube.

Entre os planos futuros, está a formação de uma promissora parceria ofensiva com Gabigol, reforço de peso anunciado na virada de ano pelo Cruzeiro. Questionado sobre a polêmica envolvendo sua situação contratual no meio do ano, Dudu preferiu evitar o assunto e negou os rumores de que teria recebido ameaças.

“É uma honra estar de volta ao Cruzeiro, vestindo essa camisa, eu que fui um menino, quando cheguei aqui no Cruzeiro eu tinha 12 anos de idade. E agora eu estou voltando para dar continuidade a uma história que eu comecei lá atrás. E se eu tive uma história tão bonita no futebol, isso foi tudo por conta do Cruzeiro”

Dudu destacou que o principal motivo para aceitar o projeto do Cruzeiro foi sua ligação com o clube, onde começou aos 12 anos e sempre sonhou em construir uma história de sucesso. Ele elogiou o planejamento da equipe, que está reunindo grandes jogadores, e reforçou a importância de respeitar quem já está no elenco e destacou que a união de todos será essencial para tornar o clube mais forte e competitivo na busca por títulos.

“O que mais me atraiu foi que cheguei aqui com doze anos de idade. Tinha um sonho de ter uma história bonita no Cruzeiro. Estou tendo essa oportunidade agora de construir essa história como tive no outro clube (Palmeira). Agora o Cruzeiro está com um projeto muito grande, trazendo grandes jogadores e já tem os que estão aqui, respeitamos os que estão aqui dentro do clube, estamos chegando pra somar e fazer um Cruzeiro mais forte. Antes do Dudu, Gabriel, Cássio, do Matheus, o escudo do Cruzeiro é maior do que todos esses jogadores. Temos que pensar nisso e respeitar. Vamos todos juntos fazer um Cruzeiro forte e respeitado para brigarmos por títulos que é o que todos nós queremos.”

Dudu comentou sobre a aguardada parceria com Gabigol, revelando que já mantinha contato com o atacante, mesmo quando este defendia o Flamengo. Agora companheiros de equipe, ele contou que têm conversado frequentemente, destacando a qualidade de Gabigol e sua confiança de que o reforço será uma peça importante para o Cruzeiro.

“Sempre estou falando com ele, sempre falava, quando jogava contra, e agora falamos muito pelo WhatsApp, Gabi é um grande jogador, tenho certeza que vai chegar e nos ajudar também. Não só eu, mas também os outros jogadores que estão no plantel.

No meio de 2024, Dudu esteve próximo de fechar com o Cruzeiro, mas a negociação acabou não se concretizando devido a um recuo do próprio jogador. Durante sua apresentação, ele evitou entrar em detalhes sobre os motivos da desistência na época, preferindo focar no momento atual.

“Deus escreve as coisas no momento certo, eu acho que ficou para trás, olhar para frente, hoje eu estou aqui vestindo a camisa do Cruzeiro. Se eu tivesse feito algo de errado, você pode ter certeza que eu não teria a confiança do presidente, do Pedro, do Alexandre. Eu tenho que olhar para frente, pensar para frente. Hoje eu sou jogador do Cruzeiro.”

Dudu também falou sobre a expectativa de atuar ao lado de Matheus Pereira, destacando a qualidade do meia, que já passou pela Seleção Brasileira. Sem estabelecer metas específicas, o atacante ressaltou o compromisso com entrega e luta para construir um Cruzeiro competitivo em 2025.

O atacante elogiou o planejamento do clube, a habilidade da diretoria em montar um elenco forte e destacou a coragem do técnico Fernando Diniz, confiando no seu potencial para elevar o nível dos jogadores:

“Difícil falar de meta. É igual título, a gente não promete título, a gente promete entrega, briga e batalha para conquistar. O que o torcedor mais pode esperar é um Cruzeiro forte que vai brilhar e batalhar de igual pra igual para disputar títulos. O Matheus é um grande jogador, de seleção brasileira, estamos felizes de estar reunindo grandes jogadores para fazer um grande time e elenco. O Pedro Jr e o Alexandre sabem fazer isso com maestria, que possamos fazer um ano de 2025 brilhante. Temos um treinador com muita coragem, que melhora a qualidade dos seus jogadores, tenho certeza que o Cruzeiro tem grande capacidade de fazer um grande ano, com todos os jogadores remando na mesma direção junto com diretoria e quem trabalha no CT, isso que forma um time vencedor.”

Dudu relembrou sua trajetória desde as categorias de base do Cruzeiro, mencionando como se inspirava em jogadores como Fred e Kerlon, de quem fazia questão de tirar fotos quando visitava a Toca II. Hoje, ele se sente honrado por servir de exemplo para os jovens do clube e aproveitou para aconselhá-los a focar na dedicação, disciplina e trabalho duro, evitando os erros comuns da juventude.

O atacante destacou que sua jornada até vestir novamente a camisa celeste foi marcada por muito esforço e renúncias, reafirmando que o sucesso é alcançado não apenas com talento, mas com determinação e comprometimento.

“Quando você tá na base, você se espelha muito nos jogadores. Tenho muitas fotos de quando vinha na Toca II, queria tirar foto com o Fred, Kerlon… a gente fica muito honrado e feliz de estar sendo um exemplo pra criançada da base. Se eu fosse falar pra eles é se dedicar, ter a disciplina, não fazer as coisas erradas que a gente faz como jovem, eu se pudesse voltar atrás não faria. Se dedicar e trabalhar. Pra estar aqui hoje trabalhei muito, abdiquei de muitas coisas pra estar aqui vestindo a camisa do Cruzeiro. Trabalha que um dia vocês vão chegar, não é só com qualidade, mas muita vontade e dedicação.”

Dudu, que completará 33 anos em 2025, chega ao Cruzeiro totalmente recuperado da lesão no joelho direito sofrida em agosto de 2023. O atacante disputou 19 partidas no segundo semestre de 2024, sem marcar gols ou dar assistências, quase sempre saindo do banco.

Revelado pela base celeste, Dudu iniciou sua trajetória profissional no clube antes de ser negociado com o Dínamo de Kiev, em 2011. De volta ao Brasil em 2014, defendeu o Grêmio e, em 2015, foi contratado pelo Palmeiras, onde construiu uma carreira vitoriosa, com uma breve passagem pelo Duhail, do Catar, em 2019, antes de retornar ao alviverde em 2021.

Compartilhe