Duelo de técnicos estrangeiros em clássico é marcado por história antiga e busca por quebra de tabu

Compartilhe

No próximo sábado, dia 30 de março, as atenções dos torcedores estarão voltadas para o primeiro embate da final do Campeonato Mineiro de 2024, que colocará frente a frente os dois maiores rivais da capital mineira: Atlético e Cruzeiro. No centro das expectativas estão duas figuras determinantes para o resultado deste confronto: os técnicos de Cruzeiro, Nicolás Larcamón, e Atlético, Gabriel Milito.

Após conquistar uma vitória memorável na sua primeira disputa de clássico dentro da Arena MRV, o técnico celeste, agora encara outro grande desafio: ser o primeiro técnico do Cruzeiro a vencer um clássico contra outro técnico estrangeiro. O argentino Gabriel Milito, recém-chegado ao comando do Atlético, fará sua estreia no clássico deste sábado.

A história dos confrontos entre técnicos estrangeiros nas rivalidades mineiras remonta a 1955, quando o futebol brasileiro dava seus primeiros passos em direção ao profissionalismo. Naquela ocasião, o lendário técnico argentino Filpo Nuñes – que anos depois chegou até a se naturalizar brasileiro – comandava o Cruzeiro em uma derrota por 2 a 1 para o Atlético, comandado pelo uruguaio Ricardo Diez. A partida foi validade pelo extinto “Campeonato da Cidade”.

Mais de seis décadas depois, em 2022, o embate entre técnicos estrangeiros foi revivido. O uruguaio Paulo Pezzolano, atualmente o técnico estrangeiro com mais jogos no comando da Raposa, estava à frente do time contra o argentino Antonio Mohamed, ou “Turco” Mohamed. Os técnicos se enfrentaram por duas vezes no estadual daquela temporada, com duas vitórias para o técnico alvinegro: 2 a 1 na fase classificatória e 3 a 1 na grande final, em jogo único.

No ano seguinte, em 2023, novo confronto: o Cruzeiro manteve Paulo Pezzolano, enquanto o Atlético já estava sob o comando de outro argentino, Eduardo Coudet, no Campeonato Mineiro. Nesta ocasião, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Na mesma temporada, outro confronto ocorreu, desta vez com o português Pepa à frente do Cruzeiro, que acabou derrotado por 1 a 0 pelo Atlético de Coudet no Campeonato Brasileiro da Série A, partida disputada na cidade de Uberlândia.

Apesar das poucas partidas dentro desse contexto tão específico, o Cruzeiro ainda não conquistou uma vitória nos clássicos mineiros quando ambos estão sob o comando de técnicos estrangeiros. Para tal, terá que superar não apenas o Atlético, mas também a estreia de Gabriel Milito no comando técnico do rival e quebrar um tabu no mínimo curioso.

A expectativa em torno deste embate que já é histórico pela busca do Atlético em conquistar seu quinto campeonato mineiro seguido, enquanto o Cruzeiro busca sair de uma fila de cinco anos de jejum do título estadual. Como de praxe em todo clássico, o duelo não será apenas pela taça do Campeonato Mineiro, mas também pela oportunidade de reescrever a história do futebol local e acrescentar mais páginas numa das maiores rivalidades do futebol mundial.

Vale ressaltar que o Cruzeiro detém a vantagem e pode ser campeão do estadual até com dois empates, enquanto o Atlético necessita de uma vitória em ao menos um dos jogos da grande final para conquistar o título do Campeonato Mineiro de 2024.

Confira todos os detalhes dos clássicos disputados com técnicos estrangeiros:

Campeonato da Cidade de 1955
Cruzeiro 1×2 Atlético
Técnicos: Filpo Nuñes (argentino, Cruzeiro) e Ricardo Diez (uruguaio, Atlético)
Gols: Guerino (Cruzeiro); Murilo e Tomazinho (Atlético)

9ª rodada do Campeonato Mineiro de 2022
Atlético 2×1 Cruzeiro
Técnicos: Antonio Mohamed (argentino, Atlético) e Paulo Pezzolano (uruguaio, Cruzeiro)
Gols: Hulk e Ademir (Atlético); Vitor Roque (Cruzeiro)

Final do Campeonato Mineiro de 2022
Atlético 3×1 Cruzeiro
Técnicos: Antonio Mohamed (argentino, Atlético) e Paulo Pezzolano (uruguaio, Cruzeiro)
Gols: Hulk (2) e Nacho (Atlético); Edu (Cruzeiro)

5ª rodada do Campeonato Mineiro de 2023
Cruzeiro 1×1 Atlético
Técnicos: Paulo Pezzolano (uruguaio, Cruzeiro) e Eduardo Coudet (argentino, Atlético)
Gols: Bruno Rodrigues (Cruzeiro); Hulk (Atlético)

9ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023
Cruzeiro 0x1 Atlético
Técnicos: Pepa (português, Cruzeiro) e Eduardo Coudet (argentino, Atlético)
Gols: Hulk (Atlético)

Compartilhe