FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO
Quando é pra dar certo, dá certo! Após conquistar a vitória de virada por 4 a 1, contra a Ponte Preta, na última quarta-feira (28), apenas uma combinação específica de resultados iria garantir o título do Cruzeiro na 32ª rodada e… aconteceu! Com as derrotas de Grêmio e Bahia, para Sampaio Corrêa e Chapecoense, respectivamente, a Raposa se torna a campeã da Série B de 2022.
Depois de cumprir seu papel e garantir os 3 pontos em Campinas, o Cruzeiro atingiu os 71 pontos e abriu 18 pontos do 2º colocado, o Grêmio. Na esperança de se manter vivo na briga pelo título, o tricolor gaúcho visitou o Sampaio Corrêa, em São Luís, no Maranhão. Entretanto, o time comandado por Renato Gaúcho não conseguiu fazer um bom jogo e acabou perdendo de 2 a 1.
Com a derrota, o Grêmio estacionou nos 53 pontos e pode até chegar aos mesmos 71 pontos atuais do Cruzeiro, mas perderia no primeiro critério de desempate: o número de vitórias. A Raposa atualmente tem 21 vitórias na Série B, enquanto o tricolor gaúcho só poderia chegar às 20 vitórias.
Na sequência, foi a vez do Bahia visitar a Chapecoense. O tricolor baiano até saiu na frente do placar, mas viu a Chapecoense correr atrás e buscar a virada. O jogo terminou 2 a 1 e, com a derrota, o Bahia pode, no máximo, chegar aos 70 pontos.
O título conquistado na 32ª rodada é mais um recorde batido pelo Cruzeiro de Paulo Pezzolano. O caneco antecipado que detinha o recorde era do Corinthians, em 2008, na 34ª rodada da competição.
Quem também comemorou o título “do sofá” foram os jogadores do atual elenco celeste. No Twitter, vários se manifestaram, mostrando que estavam acompanhando a rodada e os resultados que culminaram na conquista:
A campanha do Cruzeiro até o título, na 32ª rodada, em números:
32 JOGOS
21 VITÓRIAS
8 EMPATES
3 DERROTAS
48 GOLS MARCADOS (ARTILHEIRO: EDU, 9 GOLS)
17 GOLS SOFRIDOS
APROVEITAMENTO DE 73,96%