
Após realizar a primeira parte da análise dos reforços de 2018, que você confere clicando aqui, aproveito a parada da temporada do futebol brasileiro e o ótimo clima de Copa para continuar analisando, de forma mais detalhada e com uma visão aberta e parcial – afinal, aqui me porto como colunista/torcedor – dos outros reforços que vieram até a metade desse ano para o Cruzeiro.
Ressalto que a análise é baseada em diversos fatores, desde os números, o comportamento em campo e fora dele, condicionamento físico apresentado e até mesmo questões como o custo x benefício de suas contratações.
A retomada da análise já começa com a polêmica contratação de Bruno Silva! O volante/meia de 31 anos que teve uma ótima passagem pelo Botafogo no anterior, mas que até então tem se mostrado o jogador inconstante e que rodou por todo interior de Minas Gerais e nunca conseguiu se firmar, de forma inquestionável, em nenhum time. Quando contratado, parecia um grande reforço. Em suas primeiras partidas, Bruno Silva dificilmente rendia e por muitas vezes atrapalhava, o que de imediato gerou uma quebra de expectativa na torcida.

Bruno Silva: saldo negativo! (Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Bruno Silva custou caros 6 milhões de reais e nem sequer foi contratado em forma, como disse o treinador Mano Menezes em coletiva realizada no mês de março deste ano. Infelizmente, o saldo, até então, é negativo! Bruno Silva até apresentou certa evolução nas últimas partidas, mas longe de ser o jogador que se esperava quando foi contratado e ainda não conseguiu se projetar como um possível titular.
Números de Bruno Silva:
18 jogos (840 minutos jogados)
1 gol(s)
1 assistência(s)
Outro que custou caro aos cofres celestes – o valor de R$10mi a ser pago segue em litígio judicial – mas que sofreu com uma lesão totalmente inesperada após um bom início de temporada, foi o atacante Fred. Além de todo o processo de superar a desconfiança da torcida devido a um passado recente, Fred ainda teve que se ajustar ao futebol proposto pelo técnico Mano Menezes e, apesar do nível fraco dos adversários, apresentava um ótimo futebol no início do ano, durante o campeonato mineiro.

Fred: saldo regular! Foto: (Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)
Infelizmente, a avaliação aqui fica mais por conta do acaso. É sabido todo potencial que Fred tem e a carência de um exímio finalizador é um dos maiores problemas desse elenco no momento. O saldo, até então, é regular! Fred não é culpado pela lesão e, apesar de só ter feito um gol nessa sua volta ao clube, participou de um dos melhores momentos do time no ano mostrando um bom futebol.
Números de Fred:
9 jogos (643 minutos)
1 gol(s)
0 assistência(s)
Mas nenhuma dos que apresentaram saldo negativo, até agora, se comparam a David. O jovem atacante e velocista de 22 anos, vindo do Vitória com status de grande promessa e comprado (ainda lesionado) por um valor de 2,5 milhões de Euros, cerca de 10 milhões de reais. Pode-se dizer que David ainda nem estreou, já que só entrou em duas partidas do ano e sequer conseguiu completar uma partida inteira, voltando a se lesionar.

David: saldo negativo! (Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)
A demora em sua recuperação segue sendo um mistério, uma vez que foi contratado com uma lesão muscular na coxa direita, entrando em campo pela primeira vez na 2ª rodada do campeonato brasileiro, contra o Fluminense, voltando a se lesionar na 4ª rodada, no duelo contra o Internacional. E nas duas oportunidades que teve em campo, foi pouco efetivo, longe de ser o jogador que se esperava. O saldo, até então, é negativo!
Números de David:
2 jogos (89 minutos)
0 gol(s)
0 assistência(s)
A última análise fica por conta do jovem Patrick Brey, contratado após ter feito um bom campeonato mineiro pelo Tupi, de Juiz de Fora, há pouco o que se falar sobre o lateral-esquerdo. Mas o pouco é bom! Patrick Brey fez sua estreia recentemente, na partida contra o Paraná, válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador se mostrou versátil, podendo jogar também de meia e foi o responsável direto pelo gol marcado pela equipe, com um pênalti sofrido pelo mesmo, na partida.

Patrick Brey: saldo regular! (Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Como ainda é cedo, o saldo, até então, é regular! Patrick Brey pode se tornar uma boa surpresa num elenco carente de velocidade e infiltração na área adversária. Como diria um ídolo eterno da história celeste: vamos aguardar!
Números de Patrick Brey:
1 jogo (33 minutos)
0 gol(s)
0 assistência(s)
Por fim, o saldo dos reforços para 2018 se configurou, ao meu ver, assim: um de saldo positivo (Egídio); três de saldo regular (Marcelo Hermes, Patrick Brey e Fred) e três de saldo negativo (Edilson, Mancuello e Bruno Silva).
Reitero: essa análise apresenta uma opinião, baseado em argumentos diversos e levando em considerações situações que por muitas vezes foge do controle do próprio jogador ou do clube. Concorda? Não concorda? Sinta-se livre para realizar o questionamento e apresentar suas ponderações! O diálogo é sempre o melhor caminho!