É PRECISO DIVIDIR RESPONSABILIDADES

Compartilhe

Foto: CRUZEIRO E.C/ FLICKR OFICIAL

A campanha abaixo da média do Cruzeiro no Brasileiro de 2019 é frustrante e gera bastante preocupação. O trabalho saturado do técnico Mano Menezes cobrou seu preço, mas também é importante notar como nossos jogadores de ataque possuem um baixo aproveitamento quando analisamos os números da equipe no torneio. Outro ponto de reflexão é como o antigo treinador se sustentou em De Arrascaeta para que o Brasileiro do ano passado não fosse tão ruim como este. Dos 34 gols marcados, o uruguaio esteve envolvido em 12, sendo líder em passes pra gol (6) e gols marcados (6). Trazendo pro momento, apenas dois a menos do que os 14 marcados pelo time neste ano após 16 jogos.

Me preocupa como o Cruzeiro nesse Brasileiro está dependente do Thiago Neves pra conseguir pontos. Um jogador de 34 anos que já não vive seu auge técnico e, mesmo assim, segue efetivo mesmo não fazendo uma grande temporada. Até agora, o camisa 10 foi o que mais marcou (4), mais finalizou (30/14✅) mais deu assistências (2) e 2° que mais deu passes para finalizações (13) só perdendo pra Robinho (27). Sete dos 15 pontos conquistados pela equipe passaram diretamente por ele, como podemos ver abaixo:

1×0 vs Ceará – gol dele (3 pontos)
1×1 vs São Paulo – gol dele (1 ponto)
2×0 vs Santos – gol e assistência (3 pontos)

Está faltando aos atletas de frente chamarem a responsabilidade. Com 4 gols marcados em 33 jogos na temporada, Marquinhos Gabriel não balança as redes desde 14/04, no primeiro jogo da final do Mineiro e também não deu nenhum passe pra gol em 10 jogos do Brasileiro, além de apenas 5 passes pra finalização. David, em 28 jogos, marcou 3 vezes na temporada e não sabe o que é marcar desde 20/03, contra a Caldense, e deu apenas 1 passe pra gol no Brasileiro e 13 para finalização. Pedro Rocha possui um melhor desempenho com 2 gols e 2 assistências em 11 partidas pelo Brasileiro e foi o último reforço do ano. Robinho é o principal passador e articulador da equipe sendo o 4º geral e 1° do time em passes pra finalização (27), faltando alguém para conseguir concluir as oportunidades criadas.

Nome

Jogos Gols Assistências

Thiago Neves

12 4 2
Pedro Rocha 11 2

2

Fred

12 2

2

Sassá

11 2

0

Dedé

13 2

0

Rodriguinho

5 1

0

Robinho

11 1

1

David

14 0

1

Egídio 8 0

1

Como podemos notar, o time é completamente dependente de Thiago Neves e até mesmo Fred que, apesar de ter passado por uma fase terrível, está voltando a contribuir com gols. Dois atletas extremamente experientes e que precisam de gás novo para substituí-los. É preciso dividir as responsabilidades para que voltemos a pontuar e sair dessa situação. Por isso jogadores como Marquinhos Gabriel, DavidSassá precisam entregar e produzir mais. Caberá ao Ceni extrair mais desse pessoal e também lançar atletas da base que eventualmente possam acrescentar, já que o elenco foi sensivelmente esvaziado pelo planejamento mal feito da direção.

#MeDibre

Compartilhe