“Efeito Maíra”: jogadores e técnico celebram trabalho de nova psicóloga do Cruzeiro

Compartilhe

O Cruzeiro vive um novo momento de ascensão no Campeonato Brasileiro e a chegada da psicóloga Maíra Ruas parece ter contribuído para essa virada impressionante. A equipe, que enfrentava uma série de desafios, conseguiu duas vitórias consecutivas desde a chegada da profissional, levantando a moral dos jogadores e reacendendo a esperança da torcida celeste.

Maíra Ruas, que possui uma vasta experiência no campo da psicologia do esporte, com um currículo de sete anos no Vasco, além de passagens por Botafogo, Vitória e Bahia, juntou-se à equipe do Cruzeiro nos últimos dias. A sua chegada coincidiu com uma reviravolta notável no desempenho do clube mineiro. A informação da contratação de Maíra foi noticiada pelo portal GE.com.

Embora não possamos afirmar categoricamente que o sucesso recente do Cruzeiro seja resultado direto do trabalho de Maíra Ruas, é inegável que a atmosfera dentro do elenco mudou positivamente. Tanto jogadores quanto o técnico Zé Ricardo destacaram a importância do novo setor no clube.

O atacante Arthur Gomes expressou a influência positiva de Maíra Ruas em sua preparação mental, dizendo:

“A gente trabalhou muito nossa mente, nosso psicológico, junto com a Maíra que chegou agora. Tem nos ajudado bastante. A gente sabe que era questão de tempo para quebrar esse tabu também, porque a gente vinha jogando bem outros jogos e infelizmente o resultado não estava contribuindo com o nosso jogo. Mas é importante vencer em casa e é isso. Tamo muito feliz e agora é comemorar e esperar o próximo jogo pra sair com os 3 pontos também.”

Arthur Gomes, atacante do Cruzeiro

Por sua vez, o técnico Zé Ricardo, que deu as boas-vindas à profissional, enfatizou a importância da psicologia esportiva no sucesso de uma equipe. Durante sua coletiva de imprensa, Zé Ricardo ressaltou:

“Sobre a Maíra, a nossa nova psicóloga, foi uma alegria para mim. Soube quando cheguei aqui que o departamento de saúde vinha buscando um profissional para essa função. Foi feito um processo de seleção assim como foi feita comigo. Minha indicação foi para que o clube tivesse mais um ano e para minha alegria ela foi aprovada e está com a gente. É uma função que acredito demais em todos os clubes que trabalhei. Sempre procurei indicar porque a psicologia esportiva é muito pontual para que algumas situações e acho que o Cruzeiro ganha muito com a vinda dela e certamente teve sua parcela de contribuição reconhecida pelos próprios atletas, tanto na sua chegada antes da partida contra o Flamengo, como agora nessas duas partidas que fizemos seis pontos.”

Zé Ricardo, técnico do Cruzeiro

O trabalho de Maíra Ruas tem sido executado de forma colaborativa com o grupo, mas também inclui a possibilidade de atendimento individual, caso atletas e a comissão técnica julguem necessário. A abordagem do aspecto mental no esporte é uma tendência crescente e presente em diversos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe