Eleição no Cruzeiro próxima e tudo que se sabe até o momento

Compartilhe

FOTO: IGOR SALES / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.

Conforme informou em primeira mão o portal Hoje em Dia (clique aqui e confira), o Cruzeiro irá convocar eleição presidencial para o dia 21 de maio. Definindo o novo presidente do clube, o mandatário assumirá o pleito no mês de junho e ficará até o dia 31 de dezembro. Além do presidente, dois vices, presidente e vice-presidente do conselho também serão votados. O edital de convocação será emitido amanhã pelo clube.

O mandato “tampão” como vem sendo chamado, segue o que é determinado pelo estatuto. As outras eleições – essas sim, que determinam um mandato de três anos – acontecerão normalmente nos últimos três meses do ano, inclusive com nova eleição para a composição do conselho deliberativo.

A princípio, a ideia é lançar um candidato de consenso, com chapa única. Ao menos é o discurso do presidente interino José Dalai Rocha, que busca “pacificar” o clube. Entretanto, as últimas atitudes de Dalai tem incomodado não só os torcedores, como também integrantes do Núcleo Dirigente Transitório. Dalai tem se comunicado e recebido membros que fazem parte da “Família União”, grupo de conselheiros ligados ao presidente Wagner e ao ex-vice de futebol Itair Machado. 

Havia um movimento dentro do conselho que solicitava que as eleições fossem realizadas antes, isso porque no mês de maio a série B já estará em andamento. Adiantar as eleições também evitaria que a “Família União” se organizasse para fazer campanha em torno de alguém que os represente. Apuramos que o nome do conselheiro Guilherme Cruz – que trabalhou como superintendente da base e depois como virou secretário-geral do Cruzeiro na gestão Wagner – surgiu como um dos possíveis pré-candidatos. Nossa reportagem entrou em contato com Guilherme que nos respondeu que “Não tem nada definido ainda, muita especulação  e a única certeza que temos é a necessidade de concentrarmos para voltar o Cruzeiro para o posto de destaque internacional que sempre esteve”.

REPRODUÇÃO: TWITTER / @NPFC1921

Enquanto o nome ideal não aparece, Sérgio Santos Rodrigues ganha força como pré-candidato a ser apoiado pelo conselho gestor. Sérgio que inclusive nos concedeu entrevista exclusiva e falou sobre tudo isso, você pode conferir a íntegra clicando aqui. Entramos em contato com Sérgio Santos Rodrigues para saber o posicionamento dele sobre a data da eleição e comentar sobre sua intenção em seguir pré-candidato, mas até o momento não obtivemos retorno.

PROTESTO DA TORCIDA:

Torcedores do movimento “Nascidos Palestra Forjados Cruzeiro”,  publicaram em sua conta de twitter questionamentos sobre o modus operandi do presidente interino José Dalai Rocha. O grupo cobra por mais celeridade e bate na tecla de que a modernização do estatuto antes da eleição seria determinante para que o clube não repita o que aconteceu na última gestão.

MODERNIZAÇÃO DO ESTATUTO:

Uma alteração no estatuto do clube sobre questões eleitorais não irá acontecer, entretanto, conforme apuramos, o estatuto do Cruzeiro pode sim sofrer algumas alterações no que diz respeito a parte administrativa, abordando regras de compliance, auditoria, orçamento e gastos. Essa alteração é parte do legado que o Núcleo Dirigente Transitório pretende deixar para o clube. 

Compartilhe