
FOTO: REPRODUÇÃO / FLICKR / PALMEIRAS
Prestes a estrear na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro agora terá que buscar um novo mandatário para o cargo de diretor de futebol. Com a saída do diretor de futebol André Mazzuco do Cruzeiro, que acertou com o Santos, a diretoria celeste vai ao mercado em busca de um novo nome forte para o cargo.
Desde o início de 2020, quatro nomes assumiram a pasta de futebol da Raposa de forma oficial: Ocimar Bolicenho (ainda na gestão do Conselho Gestor), Ricardo Drubscky, Deivid (que permanece no clube, atualmente como Diretor Técnico) e André Mazzuco. José Carlos Brunoro também atuou no futebol do clube, durante a passagem do técnico Felipão, mas como consultor.
A princípio, o nome de Felipe Ximenes, que foi demitido do próprio Santos em janeiro, apareceu como um possível candidato, mas logo foi rechaçado, conforme informado pela rádio 98FM. O presidente Sérgio Santos Rodrigues tinha uma live no Youtube marcada para a noite da última quarta-feira com Ximenes, mas foi cancelada por conta da situação atual do clube.
Alexandre Mattos e Klauss Câmara
Dois nomes surgiram como possíveis soluções para o problema do Cruzeiro. Curiosamente, ambos com trabalhos marcantes no clube: Alexandre Mattos (bicampeão brasileiro em 2013 e 2014) e Klauss Câmara (campeão da Copa do Brasil em 2017). Os nomes dos ex-dirigentes da Raposa surgiram nas redes sociais, comentado por torcedores do Cruzeiro, justamente por estarem disponíveis no mercado e conhecerem a estrutura do clube, desde a categoria de base até o futebol profissional.
Alexandre Mattos está sem clube desde sua saída do Atlético, em janeiro deste ano. A seu favor, pesa a boa relação com Pedro Lourenço, principal investidor do Cruzeiro atualmente. Segundo apurações, questões financeiras e problemas extracampo não seriam um problema para o dirigente assumir o futebol do clube. Além do bicampeonato do Brasileirão, Alexandre Mattos ainda conquistou títulos pelo Palmeiras (uma Copa do Brasil e dois títulos da Série A).
Já Klauss Câmara estava também na mira do Santos, que optou por tirar André Mazzuco do Cruzeiro. O seu último trabalho foi com o Grêmio, deixando o tricolor gaúcho em setembro de 2020. Klauss teve muito sucesso no Cruzeiro, com a montagem do elenco campeão da Copa do Brasil em 2017 – que conquistou o bicampeonato em 2018 com praticamente o mesmo time – e uma ótima parceria com o ex-jogador Tinga, que atuava como gerente de futebol.
Apesar do nome de ambos terem agitado as redes sociais do futebol mineiro, não há nenhuma proposta oficial ou conversa em andamento com os ex-dirigentes por parte da diretoria.
O Cruzeiro estreia na Série B do Campeonato Brasileiro no próximo sábado (29). O time viaja até Sergipe para enfrentar o Confiança, às 16:30h, no estádio Batistão.