IMAGENS: REPRODUÇÃO / TWITTER / CRUZEIRO E.C.
O Cruzeiro mostrou que está ativo e agressivo no mercado, visando a próxima temporada que se inicia em 2022. Com a participação de Alexandre Mattos, que confirmou à nossa reportagem sua chegada em janeiro, onde irá assumir oficialmente o cargo de diretor de futebol, Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica, o time anunciou cinco novos atletas para o elenco do ano que vem.
Ainda sem poder registrar jogadores por conta da punição da FIFA (transfer ban), o clube não tem medido esforços para reformular seu elenco. Nesta quinta-feira foram anunciados o atacante Edu, os volantes Filipe Machado e Pedro Castro, o meia Fernando Neto e o lateral direito Pará. Além destes cinco, o clube já havia oficializado o zagueiro Maicon. Todos chegam em definitivo, mas o tempo de contrato ainda não foi divulgado.
Edu foi o primeiro anunciado oficialmente pelo clube e chega ao Cruzeiro após ter sido artilheiro da Série B, atuando pelo Brusque. Sua negociação envolveu o pagamento de uma multa de R$1,2 milhão. O Brusque chegou a antecipar sua saída e o acerto com o Cruzeiro na noite de ontem.
Na sequência, o clube anunciou a contratação do volante Pedro Castro, que estava no Botafogo. Pedro foi titular na campanha de acesso do alvinegro para a primeira divisão e atuou em 38 jogos na temporada, marcando 5 gols e 3 assistências. Outro volante também anunciado foi Filipe Machado, que passou pela Toca da Raposa em 2020, não atuou no último ano e estava sem contrato.
Outro anunciado foi o meia Fernando Neto, que estava atuando no Vitória. A informação da negociação foi trazida em primeira mão pelo Deus Me Dibre (assim como o retorno de Filipe Machado). Fernando chega com desconfiança por parte da torcida, após ter participado da campanha que culminou com o rebaixamento do Vitória para a Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2021, atuou em 34 partidas, marcando 3 gols e 2 assistências.
Por fim, o clube confirmou e oficializou a contratação do lateral direito Pará, que estava no Santos. Revelado pelo Santo André (2003-2008), o lateral de 35 anos encerrou sua segunda passagem no Santos (2008-2012 e 2019-2021) neste ano após realizar 40 jogos, marcando um gol marcado e com uma assistência. Pará também atuou por Grêmio (2012-2014) e Flamengo (2015-2019).