Logo Deus Me Dibre
Cruzeiro

Em duelo contra o Remo, Cruzeiro busca fim de tabu e de eliminações na Copa do Brasil

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR / CRUZEIRO E.C.

Para conseguir avançar às oitavas da competição, em que é o recordista de títulos, a Raposa enfrenta o Remo, na próxima terça-feira (19) para tentar dar fim a sequência de dois anos caindo na terceira fase da competição. CRB e Juazeirense foram os últimos algozes.

Ostentando a condição de maior vencedor da Copa do Brasil, com seis títulos conquistados desde a criação do torneio, poucas foram as vezes em que o Cruzeiro não esteve entre os favoritos para chegar, pelo menos, às fases finais da competição. 

Das vezes em que participou da Copa do Brasil – lembrando que o torneio, por um período, não contou com os times que participavam da Libertadores no mesmo ano – em apenas cinco edições o time caiu antes das oitavas de final: em 1990, quando foi eliminado pelo Goiás na primeira fase, que na época antecedia as oitavas, em 1997, quando foi eliminado pelo Santa Cruz, também na primeira fase antes das oitavas como foi em 90 e contra o Athlético-PR em 1999, quando foi eliminado na segunda fase do torneio, fase que também era anterior às oitavas.

As outras duas vezes em que caiu antes das oitavas de final foram nos últimos dois anos. Vivendo seu pior momento na história desde o final do rebaixamento em 2019, o processo de reconstrução teve momentos marcantes nas eliminações recentes, consideradas precoces, da Copa do Brasil. 

Em 2020, o clube enfrentou o CRB na terceira fase da competição. A primeira partida, disputada no Mineirão, terminou em 2 a 0 (dois gols de Léo Gamalho) e marcou o início da instabilidade que culminaria na demissão do técnico Adilson Batista ao final do jogo seguinte (derrota para o Coimbra por 1 a 0 no Campeonato Mineiro). O jogo da volta, disputado no estádio Rei Pelé, terminou empatado em 1 a 1 (gols marcados por Giovanni e Léo Gamalho) e Enderson Moreira era o técnico da Raposa.

CRB 1×1 Cruzeiro, jogo de volta da Copa do Brasil de 2020 (FOTO: Bruno Haddad / Flickr / Cruzeiro)

O caminho de 2021 parecia mais tranquilo quando o Cruzeiro soube que o adversário da terceira fase seria o modesto Juazeirense, da Bahia. O time comandado por Felipe Conceição venceu a partida de ida, no Mineirão, por 1 a 0 (gol de Bruno José), mas perdeu o duelo de volta, no Adauto Moraes, pelo mesmo placar e viu a decisão ser decidida nos pênaltis. Após perder 3 cobranças, o clube baiano se classificou às oitavas.

Juazeirense 1×0 Cruzeiro, jogo de volta da Copa do Brasil de 2021 (FOTO: Bruno Haddad / Flickr / Cruzeiro)

Contra o Remo, além de superar essa fase da competição e chegar às oitavas, o Cruzeiro ainda terá que enfrentar um tabu contra o time paraense. Os clubes já se enfrentaram 12 vezes na história, com apenas 2 vitórias do Cruzeiro, 4 empates e 6 vitórias do Remo. Os dois últimos confrontos foram na Série B de 2021, com duas vitórias do Remo, que apesar dos 6 pontos contra o Cruzeiro, acabou rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro.

A primeira partida do confronto entre Cruzeiro e Remo acontece na próxima terça-feira (19), no estádio Baenão, às 21:30h, com transmissão na plataforma de streaming Amazon Prime Video.