Em fases distintas dentro e fora de campo, líder Cruzeiro enfrenta o lanterna Náutico

Compartilhe

FOTO: STAFF IMAGES / FLICKR / CRUZEIRO E.C.

O duelo desta sexta-feira (26) entre Cruzeiro e Náutico, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, coloca frente a frente o líder isolado da competição e o último colocado. Perto de garantir matematicamente o acesso, o Cruzeiro joga para retomar a vitória como mandante, após empatar com a Chapecoense, enquanto o Náutico busca vencer fora de casa, o que não acontece desde a 10ª rodada, contra o Brusque.

Além de colocar um tabu em jogo, onde o Cruzeiro defende nunca ter perdido do time pernambucano como mandante, a última vez que o Náutico conseguiu um triunfo contra o Cruzeiro foi em 2009, 13 anos atrás. No Independência, palco de logo mais, as equipes já se enfrentaram por duas vezes: a primeira em 2012, quando a Raposa venceu por 3 a 0, e a segunda em 2021, jogo que terminou 0 a 0 e foi válido pela Série B de 2020.

Além da diferença nas posições da tabela, o duelo também marca o encontro do atual melhor ataque do Campeonato Brasileiro da Série B – o Cruzeiro, com 32 gols marcados – e a pior defesa – o Náutico, com 34 gols sofridos, mesmo número que o Operário. 

Cruzeiro obrigado a mudar

No Cruzeiro, Martin Varini comandará a equipe à beira do gramado. Expulso no jogo contra o Grêmio, Paulo Pezzolano cumprirá suspensão automática, enquanto o clube busca efeito suspensivo para o técnico, que recentemente foi julgado em três partidas por conta de outras expulsões.

Sem Chay, suspenso por conta de um terceiro cartão amarelo, o Cruzeiro será obrigado a mudar o time para iniciar o jogo, algo que não acontecia há quatro partidas. A tendência é que Wesley Gasolina seja o substituto, deslocando Bruno Rodrigues para o lado esquerdo do ataque. A equipe ainda conta com cinco atletas pendurados para a partida: Eduardo Brock, Lucas Oliveira, W. Oliveira, Neto Moura e Rafael Cabral.

Do time que enfrentou o Náutico no primeiro turno e venceu por 1 a 0, o Cruzeiro não conta mais com o lateral Rafael Santos (emprestado ao Coritiba), o atacante Marcelinho (emprestado ao Água Santa-SP) e os volantes Miticov (contrato rescindido) e Adriano (cedido ao Santa Clara-POR). 

Náutico de técnico novo

A diferença entre a posição dos times na tabela de classificação, também tem a ver com o momento diferente que vivem no extracampo. O Náutico, em crise por conta dos péssimos resultados, demitiu o técnico Elano e contará com a estreia de Dado Cavalcanti no comando da equipe, que já deixou evidente que irá promover mudanças no time que enfrenta o Cruzeiro nesta noite.

A tendência é que o Náutico abandone o esquema que vinha atuando, com uma linha de três zagueiros, para voltar a uma formação com quatro defensores. Sem poder contar com o volante paraguaio Richard Franco, Dado pretende utilizar o time no 4-4-2 tradicional, entrando com o volante Thomas e com o atacante Júlio Vitor.

Compartilhe