Em live, relator do novo estatuto do Cruzeiro comenta sobre a proposta e cita destaques

Compartilhe

IMAGEM: REPRODUÇÃO / YOUTUBE / CRUZEIRO OFICIAL

Na tarde desta segunda-feira (16) o Cruzeiro realizou uma live com o presidente Sérgio Santos Rodrigues e Luciano Lopes, relator responsável pela nova proposta estatutária. Entre os diversos temas abordados dentro do novo documento, falou sobre as atribuições do conselho, as referências e as necessidades de ajuste.

Entre os pontos citados, Luciano cita a necessidade de deixar o clube mais transparente e com maior integração entre torcida, conselho e diretoria. Luciano disse que vem recebendo vários destaques desde que o estatuto se tornou público:

“Na verdade é só o ponto de partida para discussão. Nós temos recebidos vários destaques que vão agregando para corrigir erros que, com certeza, houve. E para acrescer ideias que não tivemos. Claro, algumas cláusulas agradam mais e outras menos. Mas é pra ser um estatuto de todos.”

Sobre temas delicados, Luciano ainda cita a necessidade de tomar atitudes com base na racionalidade para aprovar questões que são tidas como impopulares. Outras questões que trazem mais transparência e segurança pro clube também foram abordadas, como a proibição de conselheiros remunerados – em qualquer hipótese, seja pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou Pessoa Jurídica – além de qualquer vínculo com parentes de até 4º grau.

Em relação à participação da torcida, pauta muito vigente nesses últimos tempos, Luciano cita a criação da figura do “Associado Torcedor” como um passo inicial para a aproximação daqueles que se interessam pela vida política do clube:

“O associado passa a pertencer a estrutura estatutária. Ou seja, ele não vai simplesmente votar. Ele vai participar da vida do clube. Esse torcedor pode votar e melhor, ser votado. É muito parecido com o estatuto do Fortaleza. Ele pode participar das reuniões do conselho com voz. Ele pode interagir com a diretoria da forma como qualquer outro associado pode. Ainda é pouco, mas prepara o clube futuramente.”

A live completa também aborda temas como a gestão temerária, a previsão orçamentária e outros pontos que foram destaques (positivos e negativos) na proposta do novo estatuto – você pode conferir ela na íntegra no canal oficial do Cruzeiro no youtube. O novo estatuto será discutido no próximo dia 27 de novembro e votado no dia 28, em assembleia geral que será realizada de maneira virtual. 

Compartilhe