FOTO: GUSTAVO ALEIXO / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
Considerado um reforço de muita qualidade para o Cruzeiro, Rômulo retorna ao clube após 10 anos da sua última passagem na Toca da Raposa II. Em sua primeira coletiva, deixou claro que veio para atuar como volante ou outra posição de meio de campo, por conta de suas características ofensivas e também deixou claro que o tempo que esteve parado continuou cuidando de sua parte física e está pronto para atuar assim que necessário.
“Volto pro Brasil pra exercer a função que nos últimos 10 anos eu estava exercendo. Que é o meio campo, volante. Já conversei com toda comissão. E a gente vai tá lutando ali pra ta jogando como volante sim.”
Rômulo relembrou com muito carinho sua primeira passagem pelo Cruzeiro e citou as dificuldades que teve para se firmar aqui em 2010/2011.
“Na minha primeira passagem eu era muito novo. Foi meu primeiro clube de expressão. Quando cheguei aqui, fiz grandes amizades. Dentro das circunstâncias, considero que minha passagem aqui foi boa. Não tive muito espaço, porque na época o Cruzeiro tinha um grande lateral direito que era o Jonathan. Mas consegui fazer bons jogos aqui no Cruzeiro.”
Sobre sua motivação e o que esperar desse momento conturbado que vive o Cruzeiro, tanto dentro quanto fora de campo – como atrasos salariais, dívidas, execuções judiciais, etc – o volante deixou claro que entende a realidade do clube e está disposto a ajudar:
“Primeira coisa o desafio né? Como ser humano, sempre gostei de desafios. Eu acho que no pior momento do Cruzeiro, por tudo que aconteceu, eu acho que vai ser muito gratificante fazer parte dessa reconstrução. Dessa nova etapa do Cruzeiro. Não vejo a hora que isso se concretize. Fazer o Cruzeiro voltar a elite do futebol brasileiro. Eu vi pessoas aqui dentro muito motivadas pra fazer o Cruzeiro voltar a ser o que sempre foi. Um projeto sério. Desafiador. Repercutiu até na Europa o que aconteceu aqui dentro do clube.”
Questionado sobre seu condicionamento físico e o tempo parado – o jogador não atua em uma partida oficial desde a metade do ano passado – Rômulo disse estar pronto para jogar “amanhã 90 minutos” e que se cuidou intensamente até assinar com um novo clube.
“Fisicamente estou super bem. Sempre me cuidei muito como atleta nesses últimos anos lá na Itália. Tô pronto pra jogar. Estava treinando muito forte. Acabei a temporada com o Brescia, optei por não renovar, pra ficar livre no mercado e encontrar um projeto desafiador. Se tiver que jogar amanhã 90 minutos, estou pronto. Fisicamente estou bem pra estar disponível assim que o clube precisar.”
Por fim, o volante citou os conhecimentos adquiridos em de 10 anos de futebol italiano, comentando sobre suas passagens com treinadores renomados e exaltando a parte tática adquirida no velho continente.
“Realmente, na Europa a disciplina tática não pode ser comparada com os demais países. A Itália é o berço da tática. A gente fazia de 3 a 4 horas de tática por semana. Incansávelmente. Estudei muito. Lá peguei grandes treinadores, os treinadores mais táticos que temos hoje, como Cesare Prandelli, Massimiliano Allegri e tantos outros treinadores.”