FOTO: GUSTAVO ALEIXO / REPRODUÇÃO / CRUZEIRO E.C.
Neste último dia de janela de transferência internacionais em que o Cruzeiro busca resolver as pendências burocráticas para regularizar o empréstimo do atacante Artur Caíke e do lateral Daniel Guedes, o técnico Enderson Moreira ganhou dois “reforços” caseiros para a disputa da competição. Informação inicialmente divulgada pelo portal Hoje em Dia, confirmado posteriormente pelo clube, mostra que tanto o atacante, prata da casa, Caio Rosa, quanto o zagueiro Manoel, que retornou de empréstimo, serão reintegrados ao elenco.
Manoel estava emprestado ao Trabzonspor, da Turquia. Havia a opção de compra do clube turco pelo zagueiro, que acabou por não exercer esse direito. Manoel havia negociado com conselho gestor o perdão de uma dívida do clube para com o zagueiro no valor próximo dos R$1.3 milhões caso o clube turco quisesse contar com o atleta em definitivo, o que não aconteceu. Pelo clube turco, Manoel atuou em apenas uma partida, válida pela Taça da Turquia.
A tendência é que Manoel, por ser um jogador de salário alto e com mercado nos clubes da série A, seja utilizado como uma possível moeda de troca, em uma negociação definitiva. O contrato do atleta com o clube vai até o final de 2020.
O outro reforço, Caio Rosa, não é novidade neste ano. O atacante prata da casa, com passagens pelas categorias de base da seleção brasileira, chegou a atuar antes da parada do futebol por conta da pandemia. O atleta entrou em campo em dois jogos do campeonato mineiro – as vitórias contra Villa Nova (1 a 0) e Uberlândia (2 a 1) – e atuou por um total de 58 minutos.
Após a chegada da comissão técnica chefiada por Enderson Moreira, Caio acabou sendo “devolvido” para a base, perdendo espaço para outros atacantes que subiram ao profissional, como Riquelmo e Stênio. A opção levantou controvérsias entre os torcedores, que não entenderam o motivo. O retorno de Caio para a base, inclusive, levantou interesse de outros clubes do país, como o Palmeiras, apostando numa possível insatisfação do jogador.
Com o retorno desses jogadores, mais o reforços que estão prestes a assinar, o elenco do Cruzeiro chega ao incrível número de 42 atletas – entre os profissionais e os que treinam com a equipe principal mas que podem ser chamados a qualquer momento pelo técnico Rogério Micale, casos como o do próprio Caio Rosa.