Entenda a situação de Wallisson, volante destaque da última Série B que interessa ao Cruzeiro

Compartilhe

FOTO: ALVARO JR. / FLICKR / PONTE PRETA

O Cruzeiro encaminha a contratação de mais um reforço para a temporada de 2023. Trata-se do volante Wallisson, de 25 anos. O jogador atuou na última Série B do Campeonato Brasileiro pela Ponte Preta e chamou a atenção de vários clubes, entre eles Flamengo e Atlético.

Nossa reportagem apurou ao longo das últimas semanas que o Cruzeiro negociava com o staff do jogador e também com o Athletic. A ideia era adquirir pelo menos 40% dos direitos econômicos de Wallisson, enquanto o clube do interior mineiro manteria outra parte dos direitos. O tempo de contrato e os valores acertados não foram divulgados.

Mas a negociação depende de outros fatores além das vontades da parte. Isso porque Wallisson foi contratado pela Ponte, junto ao Athletic, em agosto deste ano, conforme divulgou o clube paulista. Entretanto, a Macaca não conseguiu cumprir com os vencimentos do atleta e o atraso – em salários e também no pagamento do FGTS – acabou motivando o jogador e seu staff a buscar uma rescisão contratual indireta através da justiça.

Nossa reportagem teve acesso aos autos do processo que solicitou a rescisão indireta do volante. O valor da causa supera os R$5 milhões, cobrando da Ponte Preta, além do fim do vínculo entre o jogador e o clube, vencimentos trabalhistas e multas. Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas, datado de 7 de dezembro, cobrou da Ponte esclarecimentos sobre os pedidos de Wallisson. Uma decisão final sobre o pedido de rescisão indireta deverá sair ainda nesta semana e, em caso de liberação por parte da justiça, o Cruzeiro provavelmente será o destino do jogador.

Parte dos direitos econômicos de Wallisson, que pertenciam em sua totalidade ao Athletic, de São João Del Rey, foram negociados com a Ponte Preta. Segundo divulgou o próprio clube paulista, a renovação aconteceu no mês de agosto, com um contrato até o final de 2027. Segundo apurações da nossa reportagem, a Ponte, naquela ocasião, teria adquirido 50% do passe do volante, com o clube mineiro mantendo a outra metade restante.

Wallisson atuou em 42 jogos nesta temporada. Foram 12 jogos com o Athletic, pelo Campeonato Mineiro, e 30 jogos pela Ponte Preta, na Série B do Campeonato Brasileiro. O volante marcou 5 gols na temporada e sua performance acabou chamando a atenção de grandes clubes do país.

Procurado, o Cruzeiro segue a política de não informar sobre possíveis negociações em andamento.

Caso seja confirmado sua chegada até o dia 14, Wallisson será o primeiro volante contratado para a temporada. Além dele, o volante Christian, do Athletico-PR, pode ser outro reforço para a posição. Até o momento, a Raposa já conta com três novos reforços para temporada: o zagueiro Neris (único com anúncio oficial), o goleiro Anderson e o atacante Rafael Bilu.

Posicionamento da Ponte Preta

Através de sua assessoria, a Ponte Preta se posicionou sobre as notícias que surgiram e o processo movido pelo seu staff. De acordo com o o clube, Wallisson será jogador da Macaca e tudo o que está acontecendo é por conta de “empresários mal intencionados”. Confira a nota na íntegra:

“Empresários mal intencionados ingressaram com ação na Justiça Trabalhista pedindo a quebra de vínculo trabalhista do volante Wallisson com a Ponte Preta, mas não conseguiram.

Também não procede a informação de que haveria proposta do Cruzeiro. O jogador de 25 anos tem vínculo com a Macaca até o final de 2027. Todos procedimentos necessários para salvaguar os direitos da entidade serão encaminhados nessa segunda-feira.

Os responsáveis por tal desvio de conduta e/ou informação equivocada repassada para imprensa serão acionados judicialmente, conforme previsto em lei”

Compartilhe