
Na noite desta segunda-feira (20) o diretor de futebol do Cruzeiro, Ocimar Bolicenho, participou do programa Horizonte Esportes, da TV Horizonte, apresentado por Ramon Salgado. Tive a honra de fazer parte como convidado e a entrevista durou cerca de 1 hora e pontos importantes foram falados sobre a composição do elenco, saída de jogadores, chegada de reforços e muito mais.
Entre os diversos assuntos abordados, Ocimar foi taxativo sobre o elenco celeste para a temporada 2020, em que o clube disputará além do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil, o Brasileirão da Série B: “gostaríamos de já ter o elenco pronto amanhã, um dia antes da estreia. Mas infelizmente são muitos e muitos fatores que não permitem isso. Vou dar um exemplo: o único que nós ainda não temos uma posição firme é o Rodriguinho. E enquanto não tem uma posição, ele tem que cumprir o contrato e vai pro jogo. Ele mesmo (Rodriguinho) está procurando outra alternativa. Enquanto isso, vai cumprir o contrato e vai jogar. E assim com os demais.”
Ocimar também disse sobre a situação de outros jogadores que devem sair do elenco, como Fred: “É importante ressaltar que a conversa (com Fred) foi de alto nível. É muito difícil o Cruzeiro atender ao nível salário que o Fred atingiu. E o Fred tem uma consciência muito tranquila quanto a isso. Hoje acertamos duas alternativas para que o conselho gestor decida qual delas é a melhor com o Fred preocupado em sair pela porta da frente. Acho muito difícil a permanência pelos valores.”
Sobre Ariel Cabral, o volante está na Argentina para resolver problemas particulares, mas Ocimar disse que a contraproposta do atleta ofertada ao conselho gestor não agradou e a tendência é que o jogador também consiga negociar sua saída: “ele (Ariel Cabral) foi colocada a mesma condição dos outros jogadores, mas o que ele pediu foi para prorrogar o contrato por mais um ano, para 2021, o que nós achamos que nos valores atuais a gente não pode comprometer 2012. Primeiro temos que ter acesso, chegar à série A. Então ele foi para a Argentina tentar uma situação melhor. Já estamos trabalhando sem contar com ele, pode ser que de lá venha alguma resposta de alguma negociação.”
Sobre chegadas, Ocimar disse que as tratativas por Everton Felipe, atacante do São Paulo, seguem e que ele acredita que o jogador será do Cruzeiro. Sobre a negativa do atacante Trellez, motivo pelo qual o negócio ainda não foi concretizado, Ocimar disse: “Escolhemos o Everton e o Trellez (dos nomes que o São Paulo colocou disponíveis), a negociação somando o salário do Trellez e do Everton e a nossa participação era uma coisa bacana de se fazer. Como o salário do Trellez era o maior dessa relação e ele saiu, foi o que travou a transação. O Trellez desde o começo não se mostrou com vontade de vir ao Cruzeiro. Ele sempre disse que gostaria primeiro tentar mostrar ao São Paulo que queria ficar.”
O atacante Léo Chu, jogador do Grêmio, é outro que entrou na pauta de negociação do diretor. De acordo com o mesmo, Léo Chu foi oferecido pelo tricolor gaúcho, mas a primeira pedida teria sido “absurda” se tratando de jogar que ainda nem foi promovido ao profissional. Entretanto, o negócio não está descartado: “conversamos outras três vezes (com o representante do Léo Chu) e a conversa já está muito mais próxima do que pode acontecer e ele pode vir. É um nome que estamos estudando” e Ocimar completa ainda falando que não existe nenhuma negociação e nenhuma possibilidade de contratar o atacante André, também do Grêmio.
Ocimar também falou sobre a situação do atual elenco, as tratativas internas e de como as propostas são levadas ao conselho gestor e outros assuntos relevantes para o Cruzeiro. A entrevista completa na íntegra você pode acompanhar no canal do youtube da TV Horizonte, assim que for disponibilizado, ou acompanhando a reprise que será transmitida também no youtube à meia-noite.