Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro
Por Rogério Visacro / @rovisacro
A maioria das grandes conquistas épicas da história da humanidade teve como palco cenários de guerras em que combatentes lutaram pela liberdade de seus povos, até mesmo com a morte! Outras como a chegada do homem à Lua e em breve a Marte. Também a luta contra a fome e a cura para diversas doenças. Neste exato momento, a chegada da vacina contra a Covid-19. Não importa! Conquistas devem ser celebradas!
Chegando nos dias atuais, nosso clube festeja seu Centenário. Fundado pela colônia italiana, que vivia à margem da sociedade, sofrendo preconceitos diversos, teve suas primeiras reuniões na Casa Ranieri na Rua dos Caetés com participação até do Cônsul do país! Já consolidado, o clube foi novamente atacado quando, durante a II Guerra Mundial, foi obrigado a trocar de nome, e de forma astuta como a de uma Raposa substituiu suas cores da bandeira italiana pelas da seleção do país da velha bota, homenageando em seu escudo, as estrelas da constelação que é símbolo do Brasil, país que acolheu estes imigrantes.
Chega a ser inacreditável imaginar como, em apenas 2 anos, quase destruíram esta história repleta de lutas e amor incondicional. Da ilíada Guerra de Tróia, sofremos uma emboscada com forasteiros tomando de assalto o futuro do nosso clube, roubando nosso bem mais precioso, o orgulho e dignidade desta China Azul de 9 milhões de torcedores! Mas somos um time de gente trabalhadora, com DNA de vitórias, resiliência, superação! Quantos clubes gigantes como Racing e Napoli chegaram a ter suas falências decretadas, e hoje conquistam importantes títulos? Quem não assistiu ao seriado “Sunderland até morrer” no Netflix? Portanto, desistir não é uma opção! Porém a certeza é, que somente a torcida irá reconstruir este Gigante ferido, já que em um passado não muito remoto, ser Dirigente ou Conselheiro era uma grande honraria. Te colocava em um patamar de Fiel Depositário da defesa de uma nação! E hoje, somente uma minoria ainda defende este legado!
Vamos celebrar sim nosso Centenário com orgulho, como nas diversas comemorações do dia 2 de janeiro, quando estive presente no Barro Preto para a queima de fogos das 19:21horas. Porque não somente nossa torcida, mas toda imprensa especializada reconhece que o Cruzeiro não caiu, ele foi DERRUBADO por vilões! Das páginas esportivas para páginas policiais, em breve retornaremos ao caderno de notícias que gostamos de acompanhar, presenciando o renascimento da Fénix estrelada!
E que o grande presente do Centenário, neste 2021, sejam a implantação de um Portal de Transparência profissional e a Mudança de Estatuto que tanto almejamos! Com toda nossa torcida de volta às arquibancadas da nossa casa, o Mineirão!
“Cruzeiro, sua história é tão bonita, faz parte da minha vida” e “Tão combatido jamais vencido” serão nossos lemas até a eternidade! Feliz 2021.