FOTO: RODRIGO GENTA / ARQUIVO
Sou jovem ainda, mas sou um amante do futebol, sempre pesquisei não só o que acontecia no meu clube, mas como fora dele também. Acompanho diversos campeonatos como o Inglês, Italiano, Espanhol e Francês, além de acompanhar os campeonatos nacionais em geral.
Sempre gostei de história, então sempre pesquisei como era o Cruzeiro antes mesmo de eu ter nascido, e conseqüentemente procurei saber como era a torcida do nosso cabuloso.
A diferença é gritante, o público nos estádios mudou completamente, a torcida que vai ao estádio hoje em dia pensa mais em comer, tirar uma selfie, ou bancar o famosinho em conhecer novos “amigos” para sua rede social. Quando fui ao Mineirão com minha mãe pela primeira vez o jogo era um clássico inesquecível que terminou 4×2 para o Cruzeiro, com direito a uma defesa de pênalti do nosso saudoso goleiro Gatti, que estava de titular nessa partida e que anos depois o goleiro rival imitaria essa defesa haha, o detalhe é que nessa época a torcida ainda respirava, jogava com o time e competia com o rival para vê quem cantava mais no estádio, era contagiante.
Hoje em dia, temos 472 torcidas organizadas, sendo que a maioria delas não contagia o estádio, está mais preocupada em divulgar a sua marca, tirando fotos e postando vídeos de no máximo um minuto cantando em seqüência. O mais preocupante e que diante toda crise financeira que o clube se encontra, “torcedores” não cobram dos dirigentes que lá estão, muito pelo contrario, os apoiam veementemente e que não concordar com essa postura é taxado como falso cruzeirense.
Já pararam pra pensar o por que disso? Bom, parte das organizadas às vezes nem paga ingresso, já outros integrantes conseguiram cargos importantes dentro do clube e ainda tem aqueles que fazem papel de jornalistas, tendo acesso vip na toca, sem ao menos ter estudado para isso. Pronto as organizadas estão domadas nesse momento.
Mas e aqueles que não são de organizadas, tem um grande número de seguidores nas redes sociais e também defendem os trambiques do clube com unhas e dentes, o por que disso? Esses, por serem fluentes em redes sociais também conseguem privilégios com a nova diretoria celeste, em troca falam que o Cruzeiro está no mundo perfeito, que o treinador joga um bom futebol e que a diretoria não é culpada de nada, apenas a diretoria anterior.
O resultado disso tudo é que eles conseguem alienar mentes de torcedores inocentes, que pensam que está tudo bem no clube com essa nova direção e que as finanças estão sendo controladas. Isso é perigoso, temos vários exemplos de clubes que tiveram esse começo e não terminarão bem. O Vasco é um exemplo clássico.
Mas enquanto tiverem torcedores conscientes, que enxergam o clube de uma maneira mais ampla e que não sejam cabeças fracas por acreditarem em falsas narrativas, haverá esperança. Além disso, aos poucos esses “torcedores” vão cair, pois a verdade sempre prevalece.
Saudações celestes.
O autor deste texto, enviado através do FALA TORCEDOR do DMD, é Bruno Vianelli Fagundes