FOTO: REPRODUÇÃO / SITE OFICIAL /CRUZEIRO E.C.
É de conhecimento notório a existência de uma equipe de marketing em cada clube do futebol brasileiro, mas poucos conseguem entender a importância que esse trabalho tem para os clubes.
No Cruzeiro não seria diferente. Em um passado não muito distante, como em 2017, nosso Marketing era considerado o melhor do país. Acumulando varias premiações nacional e internacionalmente. Entendam, minha intenção aqui é cobrar um serviço, ao menos, aproximado daquilo que já tivemos e não de defender ou criticar eventuais funcionários que estiveram na época.
Esse é um setor crucial para imagem do Cruzeiro, no qual valoriza diversas áreas dentro e fora do Clube, atrai melhores contratos, patrocínios, investidores e até mesmo atletas. É um setor que ataca em várias frentes. Às vezes é mais nitidamente notado em datas comemorativas como: dia dos pais, das mães, das crianças, dia das mulheres e diversas outras. São campanhas que enaltecem sentimentos e outras reações de carinho e afeto pelo clube, gerando o verdadeiro orgulho de Viver o Cruzeiro.
Recordo-me, que antes existia um maior empenho do Marketing do Cruzeiro nas redes sociais eram muitas hastags chamando a torcida para o jogo, em outros momentos, vídeos convocando os torcedores. Uma verdadeira interação. Faziam com que todos eles se sentissem parte dos espetáculos, que estavam jogando juntos, alcançando até mesmo aquele torcedor mais distante que viajava horas para ver o Cruzeiro. Isso tudo me enchia de orgulho batia no peito e dizia: “Minha torcida realmente move o time, que torcida cabulosa”. Sentíamos a experiência antes do espetáculo, isso era incrível.
De um tempo para cá, tudo isso mudou. Hoje, o Marketing do Clube parece trabalhar única e exclusivamente pela imagem da diretoria. Afastou-se muito do torcedor, e em muitos casos parece estar mais voltado para interesses políticos e nada mais. As pessoas que ali estão, tem que entender que o seu trabalho é em prol do Clube e sua imensa Torcida. Elas foram substituídas por pessoas que fizeram um incrível trabalho no passado, era de se esperar que fizessem melhor ou pelo menos do mesmo nível. Mas, o que vemos até aqui é um completo descaso. Não existem mais essas campanhas, esses conteúdos e até as coisas simples como convocação nas mídias sociais ficaram de lado, a interação se tornou mínima. Até esqueceram de comunicar à venda de ingressos para jogo da libertadores, e o jogo histórico como a final do sub-20 no Independência e a honrosa primeira partida da história do nosso futebol feminino tudo isso passou em branco.
Além disso, e em muitos casos, agem com oportunismo tentando crédito de um Marketing orgânico por parte da torcida, que em nada tiveram a participação deles ou até mesmo prometendo aos cruzeirenses cadeirantes um Sócio-Torcedor voltado para eles. Na verdade, fingiram que iriam fazer chegou ao ponto de tirar foto e publicar nas redes sócias. Após a autopromoção o provável projeto foi engavetando, nem se ouve mais falar.
Pessoas que ali estão tem salários altos, estrutura de primeiro mundo, e ainda sim não conseguem entregar um serviço de qualidade. Limita-se a fazer o mínimo, como: tour pela Toca, e Mineirão. Que por sinal, já era feito pelos responsáveis passados. A novidade, dessa nova equipe, é você gastar seus “Cruzeiros” para bater pênalti ou participar do desafio “chute do meio de campo”. Muito pouco, quando se comparado com a equipe do Marketing passado. Toda vez que rememoro isso, vejo a imensa diferença dos serviços prestados. É uma tristeza enorme, saber que tínhamos tanto e hoje não temos quase nada, ou melhor, não podemos esperar quase nada desse setor. Vide a sua importância para a marca Cruzeiro, isso é preocupante.
Não torço contra, pelo contrário, torço para que coloquem a mão na consciência, ouçam as críticas construtivas e resolvam melhorar, ter metas, ter campanhas e voltar a fazer essa roda girar. Mas, isso só vai acontecer quando aprenderem a aceitar críticas.
Enfim, por enquanto fica na memória o excelente Marketing que um dia tivemos um Marketing/Sócio-Torcedor, gigante, de dar orgulho ao Brasil e ao torcedor celeste, do tamanho da história do Cruzeiro Esporte Clube
O autor deste texto, enviado através do FALA TORCEDOR do DMD, é Fael Reis (@Faelhreis)