
FOTO: REPRODUÇÃO / TWITTER / FMF
A Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou hoje a reunião do Conselho Técnico para apresentar a fórmula e as regras da disputa do Campeonato Mineiro de 2023. O estadual, que terá início no dia 21 de janeiro, será disputado em um novo formato e terá a volta das finais em dois jogos.
Antes com turno único onde todos os 12 clubes se enfrentavam, agora o novo formato será feito com três grupos contendo cada um quatro times. Os três times da capital (Atlético, Cruzeiro e América) serão os cabeças de chave dos grupos, que ficaram divididos da seguinte forma:
Grupo A
– Atlético
– Athletic
– Vila Nova
– Pouso Alegre
Grupo B
– América
– Caldense
– Patrocinense
– Democrata-SL
Grupo C
– Cruzeiro
– Democrata-GV
– Tombense
– Ipatinga
Ao todo, serão 8 rodadas na primeira fase da competição. Os times enfrentam apenas os clubes dos outros grupos e apenas o 1º colocado de cada grupo, junto do 2º melhor, se classificam para as semifinais da competição. As semifinais serão feitas em ida e volta, assim como as finais da competição. O rebaixamento será decidido através de um triangular com os três piores clubes.
Outra novidade da próxima edição é a presença do VAR em todas as partidas do torneio e a FMF assumindo a responsabilidade da qualidade dos gramados dos times caso o clube não o entregue em condições aptas a partir das primeiras vistorias, que começam na próxima terça-feira (25).
O Atlético, maior campeão do torneio com 47 títulos conquistados, busca o tetracampeonato do estadual, enquanto o Cruzeiro (38 títulos conquistados) não levanta a taça desde 2019. O América (16 títulos conquistados) tenta voltar a conquistar o Campeonato Mineiro depois de seis anos – seu último título foi conquistado no ano de 2016.