
FOTO: BRUNO HADDAD / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.
Luxemburgo vem aos poucos recuperando o Cruzeiro na Série B do Brasileiro. Com três vitórias e quatro empates chegou a 57,1% de aproveitamento. O time ainda precisa de ajustes, pois segue empatando demais, mas o treinador vem resgatando alguns jogadores e dando minutagem aos que eram pouco aproveitados antes da sua chegada.
Com o técnico, o volante Adriano repetiu um roteiro que já vivenciou em pelo menos duas oportunidades ao longo dessa temporada: perdeu espaço com Felipe Conceição e Mozart, e, em campo, foi retomando seu espaço. Com Luxa não foi diferente, na estreia do comandante diante do Brusque, sequer viajou. Porém, com o passar dos dias, foi ganhando espaço e hoje é titular absoluto. Jogou em 6 dos 7 jogos com o técnico, sendo titular nos últimos cinco.
Outro atleta que vem recuperando espaço na equipe é o lateral-esquerdo Matheus Pereira. Começou entre os titulares com Felipe Conceição, mas com Mozart amargou o banco de reservas, vendo Felipe Augusto ser improvisado na ala em várias partidas. Com Luxemburgo, aproveitou a lesão de Jean Victor para retornar ao time e foi titular nos últimos quatro jogos. Com confiança, teve sua melhor apresentação da temporada no empate diante do Goiás, na última terça-feira.
O caso mais emblemático é o do meia Marco Antônio. Tratado como uma das grandes promessas das categorias de base, foi promovido aos profissionais no início de 2020 e não teve muitas oportunidades com nenhum dos técnicos que passaram pelo clube. Fez uma preparação física diferente por quase seis meses e na atual temporada jogou apenas uma vez com Felipe Conceição durante 15 minutos e não foi utilizado por Mozart. Luxemburgo elogiou sua qualidade e após o duelo contra o Náutico prometeu oportunidades ao jogador. Entrou em campo na sequência contra Confiança e CRB e esteve no banco de reservas contra o Goiás.
Se Luxemburgo seguir esse trabalho, dois jogadores que fizeram parte dos profissionais e retornaram ao Sub-20 podem eventualmente receber atenção: Weverton e Paulo. O primeiro foi promovido na atual temporada direto do Sub-17 por Felipe Conceição. Disputou 13 jogos e foi bem durante a fase de grupos do Mineiro. Apresentou falhas nas semifinais diante do América-MG e no início da Série B. Sua derrocada foi após a expulsão diante do Operário, na quinta rodada, quando Mozart fazia seu terceiro jogo sob comando do time. Jogou mais uma vez diante do CSA, foi substituído no intervalo e depois retornou ao Sub-20.

Weverton teve bom início, caiu de produção e não teve mais chances – Foto: Rodolfo Rodrigues / Cruzeiro
Paulo viveu situação diferente. Foi promovido no início do ano passado e sempre foi bem avaliado internamente. Recebeu a primeira chance nos profissionais com Felipão, quando entrou aos 25 do segundo tempo e teve boa atuação na vitória por 1 a 0 diante do Sampaio Corrêa, onde o time teve que segurar o resultado com um a menos. Ainda atuou na última rodada no empate sem gols contra o Paraná.

Paulo fez bons jogos nos profissionais, mas acabou retornando ao Sub-20. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
A expectativa era de oportunidades em 2021, mas entrou em campo com Felipe Conceição apenas na derrota para Juazeirense, que culminou na demissão do técnico. Com Mozart, recebeu oportunidade de atuar em três jogos e apesar da injusta expulsão na vitória sobre o Vasco, teve boa atuação. Seu retorno ao Sub-20 não foi bem explicado e o zagueiro é um nome que pode agradar a Luxemburgo caso receba oportunidades. O La Serena-CHI manifestou interesse na contratação do zagueiro (confira aqui), mas o mesmo deve permanecer no clube.
Jovens treinam na Toca
Nesta semana, Luxemburgo vem contando com a presença de jovens do Sub-20 nas atividades na Toca da Raposa. Além do goleiro Denivys, também treinavam o zagueiro Matheus Vieira (viajou para o jogo contra o Goiás), o lateral=esquerdo Kaiki, os volantes Ageu e Riquelmy, além do atacante Vitor Leque. Os dois últimos foram relacionados para o duelo contra o CRB.
O Cruzeiro volta a campo no próximo sábado, às 11h, para enfrentar a Ponte Preta pela 23ª rodada da Série B. O jogo será disputado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, devido a liberação de público em eventos esportivos. A prefeitura local garantiu que os casos de COVID-19 na cidade estão controlados e autorizou a utilização de 30% dos mais de 18 mil lugares do estádio (entre 5 e 6 mil).