Há 1 ano: Ronaldo Fenômeno anunciava intenção de compra da SAF do Cruzeiro

Compartilhe

FOTO: REPRODUÇÃO XP / FLICKR / CRUZEIRO

Há exatamente 1 ano, o ex-atacante e ídolo do futebol mundial surpreendia a todos e anunciava a intenção de compra de 90% das ações da SAF do Cruzeiro. O que viria a ser notícia em todos os jornais do mundo, acabou se concretizando em abril e ficou marcado por momentos de desconfiança, reconstrução e retorno à elite do futebol brasileiro.

O dia 18 de dezembro passou a ser um dia importante na história do Cruzeiro. Exatos 1 ano atrás, por volta das 13 horas, surgiram as primeiras fotos de Ronaldo Fenômeno com a camisa do Cruzeiro e a notícia, antecipada pelo Deus me Dibre, que o futebol do clube agora viveria um processo de mudança histórico.

A operação entre o atual sócio majoritário e a SAF do Cruzeiro já estava bem encaminhada e havia sido realizada pela XP Investimentos – também responsável pela venda do Botafogo – e foi anunciada como um grande projeto de transformação do clube através de um choque de gestão, do rompimento político entre a associação e do investimento no futebol, além da assunção da dívida, que ultrapassa o valor de R$1 bilhão.

À época, o head da XP Investimentos, responsável pela venda do Cruzeiro, Pedro Mesquita, falou com exclusividade à nossa reportagem sobre os planos de Ronaldo:

“Ele quer fazer um choque de gestão, um choque de marketing. Ele também quer investir em jovens com potencial de vendas. Quer mudar tudo no sentido de que o Cruzeiro mostrou ele pro mundo e agora ele quer mostrar o Cruzeiro para o mundo. Internacionalização da marca. O Cruzeiro muda de patamar.”

A aquisição foi anunciada como sendo a compra de 90% da SAF pelo valor total de 400 milhões a serem pagos em até 5 anos. Mas o planejamento da gestão de Ronaldo, encabeçado pelo atual CEO do clube, Gabriel Lima, passa pela construção de um clube capaz de gerar receitas que buscam o Cruzeiro independente de apenas aportes diretos no futebol – que inicialmente viriam para pagar dívidas urgentes.

Em suas tradicionais lives na RonaldoTV, seu canal na plataforma Twitch, o Fenômeno comentou sobre a compra, mostrando otimismo e falando diretamente à torcida do Cruzeiro:

“Hoje foi um dia feliz. Quero passar uma mensagem de otimismo e tranquilidade para a torcida cruzeirense. Estou muito feliz de encarar esse desafio tão grande. Espero estar à altura e tenho certeza que vamos fazer um bom trabalho.”

O início

Ainda em período de transição, Ronaldo precisou lidar com os primeiros problemas: pegou um clube punido pela FIFA por conta de dívidas e impossibilitado de contratar jogadores (transfer ban) e precisou de reformular contratos de vários atletas – alguns optaram por não continuar no clube, inclusive – além de não conseguir resolver a situação contratual do goleiro e ídolo Fábio, que acabou deixando o Cruzeiro.

Outro ponto foi montar a equipe de transição e reformular todo o departamento de futebol. A princípio, Alexandre Mattos seria o diretor de futebol do clube, que tinha Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica. As mudanças aconteceram e Pedro Martins assumiu o cargo de diretor, enquanto Paulo Pezzolano foi contratado para comandar a equipe.

Há 2 anos sem chegar na final do estadual, o Cruzeiro mostrava sinais de evolução ao ser vice-campeão Mineiro e chegar até o confronto contra o Fluminense, nas oitavas da Copa do Brasil – o clube também não avançava até essa fase da competição desde 2019 – sendo eliminado pelo tricolor carioca.

Na segunda divisão e sem sequer conseguir almejar brigar pelo acesso nos últimos anos, a maior reviravolta da história. Com um time de “operários”, comandados por Paulo Pezzolano e longe de toda a instabilidade dos bastidores que consumiam a Raposa, além de acabar com problemas recorrentes, como salários atrasados, o clube conseguiu o acesso mais antecipado da história da competição e terminou a temporada com o título de Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

Novo ano e novo objetivo

Agora, passado esse 1 ano de turbulência e renovação da esperança por parte do torcedor, Ronaldo e sua equipe terão um desafio bem maior: ainda com receitas comprometidas e a previsão de novas dívidas que podem gerar punições desportivas, será preciso elevar o nível e montar uma equipe competitiva para a Série A do Campeonato Brasileiro. O objetivo principal é se manter na primeira divisão do futebol nacional e buscar por uma vaga nas competições internacionais da CONMEBOL.

Compartilhe