FOTO: REPRODUÇÃO / CRUZEIRO E.C.
Os bastidores do Cruzeiro seguem agitados diante de uma semana importante para o futuro do clube. Conselheiros e associados irão votar no próximo dia 17 uma alteração estatutária importante para o futuro da Sociedade Anônima do Futebol. A ideia é que o clube possa vender até 90% das ações da SAF para um investidor.
O sócio e head da XP Investimentos, Pedro Mesquita, responsável direto por realizar a captação desse investidor, publicou hoje em seu twitter que a aprovação do conselho é fundamental para a continuidade da empresa no controle dos processos. Caso a aprovação não aconteça, a XP – que já realizou o trabalho de valuation e já vem conversando com possíveis investidores interessados – sairá do processo.
https://twitter.com/pedromesquitaxp/status/1470712969231282177
Pedro Mesquita ainda complementou o tweet, dizendo que mesmo com a alteração aprovada: “significa que o processo será simples e fácil. Ainda teremos muito trabalho pela frente”. Vale ressaltar que Pedro Mesquita é de Belo Horizonte e torcedor do Cruzeiro, sendo o responsável direto pela parte operacional da captação de um possível investidor.
A pressão para uma aprovação por parte dos torcedores é pública e muitos já se movimenta para que os conselheiros e associados votem para que ela aconteça. Segundo apurações, o movimento para que a alteração aconteça no próximo dia 17 está quase certo e vai acontecer. Alguns poucos conselheiros se mostraram contrários e o que poderia ser um movimento pela não alteração, acabou não ganhando força.
A mudança proposta no estatuto de acordo com o edital de convocação é a seguinte:
“O Cruzeiro Esporte Clube será acionista obrigatoriamente e de modo permanente na sociedade empresária ou sua sucessora que vier a constituir para explorar a atividade do desporto profissional, titular de pelo menos 10% (dez por cento) do capital social, sendo vedado o registro da sociedade sem a aprovação, pelo Conselho Deliberativo, do contrato social”.