Apesar de sua resistência, Autuori ganha força para comandar o Cruzeiro até o final do ano

Compartilhe

FOTO: GUSTAVO ALEIXO / CRUZEIRO E.C.

A era do treinador português Pepa no Cruzeiro chegou ao seu término. Na manhã de terça-feira (29), o clube divulgou o desligamento do treinador. De acordo com o clube, ocorreu uma reunião pela manhã na qual foi acordada a saída do líder da equipe e de seu grupo técnico, constituído por Samuel Correia, Pedro Oliveira, Pedro Azevedo e Hugo Silva.

Nos bastidores, a informação é de que o nome de Paulo Autuori ganha forças para comandar a equipe até o fim do ano e buscar a reação no Campeonato Brasileiro. A informação foi trazida inicialmente pelo jornalista Jorge Nicola e confirmado pelo portal.

O Cruzeiro tem apenas duas vitórias nos últimos dezessete jogos e não vence há sete partidas. Contratado no início de agosto, Autuori exerce a função de diretor técnico, papel que era de Paulo André, remanejado dentro do organograma para cuidar exclusivamente do Valladolid, da Espanha, outro clube de Ronaldo.

O Cruzeiro pretende alinhar a decisão durante essa quarta-feira, para que o comandante possa iniciar seus trabalhos com o grupo. Sócio majoritário da SAF do clube, Ronaldo Fenômeno estará na Toca para dialogar com Autuori e os demais membros da gestão. Autuori, inicialmente, não tem intenções de retomar a função de treinador no Brasil. Contudo, a experiência e a convivência no dia a dia da Toca são pontos primordiais pela escolha. Em entrevista à ESPN, o dirigente ratificou a ideia de não voltar a trabalhar como técnico:

““Enfaticamente. Chance zero. Nem agora e aqui, tampouco em outro lugar e momento. Minha função no futebol, hoje, e até o fim da minha vida profissional, não será mais como treinador”, disse em contato com a reportagem da ESPN.

Antes de chegar ao Cruzeiro, Autuori trabalhou como treinador no Atlético Nacional, da Colômbia, entre outubro do ano passado e julho desse ano. Num total de 38 jogos, obteve 17 vitórias, 15 empates e sofreu seis derrotas, além de conquistar a Supercopa da Colômbia. No ano anterior, o Atlético Nacional foi vice-campeão colombiano, perdendo a final para o Millonarios, e alcançou as oitavas da Libertadores, ficando em segundo no grupo com Olimpia, Patronato e Melgar.

Passagens anteriores pelo Cruzeiro

Paulo Autuori tem uma conexão com o Cruzeiro que se origina em 1997, quando atuou como técnico e conduziu o time à vitória na Copa Libertadores, última conquista internacional do clube. Ele também teve duas outras passagens pela equipe celeste, uma entre 1999 e 2000, e a última em 2007, quando deixou a equipe após perder de 4 a 0 para o rival, no jogo de ida da final do Mineiro.

Compreender a rotina de trabalho na Toca, conhecimento do elenco e alinhar-se às diretrizes da SAF são aspectos adicionais de relevância para seu nome ter ganhado força nos bastidores. Esses elementos são cruciais para agilizar a obtenção de resultados e também facilitam a transição para o próximo treinador, que se espera que assuma após o fim da temporada e, obviamente, com o clube permanecendo na Série A.

Compartilhe