FOTO: TWITTER OFICIAL / ENVIGADO F.C.
O Cruzeiro acertou a contratação do promissor meia Yeison Guzmán, de 23 anos, revelado nas categorias de base do Envigado e que há quatro temporadas defende a equipe principal dos Laranjas. Seu contrato terá validade até dezembro de 2025 e será o primeiro grande desafio do jogador fora do seu país. Guzmán é a nona contratação da Raposa para 2021. De acordo com a Rádio Itatiaia, o clube pagou 1,2 milhão de dólares (cerca de R$ 6,7 milhões) por 80% dos direitos econômicos do atleta.
Histórico
Guzmán estreou profissionalmente em fevereiro de 2017, pela Liga Apertura. Foram 10 jogos no ano, oito como titular. No ano seguinte, atuou em 33 partidas (23 como titular), marcando seis gols e distribuindo seis assistências, quando começou a chamar atenção pela boa visão de jogo, condução de bola e qualidade para gerar situações de perigo. Em 2019 entrou em campo em 39 oportunidades (31 como titular), anotou oito gols e distribuiu seis assistências. Em 2020 foram 21 jogos (19 como titular), com sete gols marcados e quatro assistências. Em 2021, foram 17 jogos (todos como titular), quatro gols marcados e três assistências. Ao todo, disputou 120 jogos pelo Envigado, com 25 gols marcados e 20 assistências.
Jogador: Yeison Guzmán 🇨🇴
Idade: 23
Posição: meia
Pé preferido: direito
———
Números no Envigado:⚔️ 120 jogos (98 titular)
⚽️ 23 gols
🅰️ 20 assists
⏰ 181 mins p/ participar
🔑 223 passes decisivos
🛠 31 grandes chances criadas
👟 200 chutes (100 no gol)
💯 Nota SofaScore 7.15 pic.twitter.com/G7dsN2t2vu— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) April 12, 2021
Características
Yeison Guzmán é mais um meia talentoso oriundo das canteras do Envigado, que já revelou ao mundo nomes como James Rodriguez, Giovani Moreno, Dorlan Pabon e Juan Quintero. É um jogador de ótimas qualidade técnicas e ágil com a bola, o que lhe proporciona bons recursos para sair de espaços curtos. Sua visão de jogo e habilidade de superar linhas defensivas com seus passes são sua principal virtude. Seja uma bola mais curta ou longa. O jogador também demonstra frieza quando ao pisar na área para finalizar, não se omitindo em marcar gols.
O meia colombiano pode jogar centralizado na terceira linha do 4-2-3-1 ou como um segundo atacante no 4-4-2, função que vinha exercendo pelo Envigado. Porém, não fica preso ao último terço do campo, flutuando do lado esquerdo para o centro à fim de um passe para o ponta na entrelinha ou a finalização. É comum vê-lo buscando a bola junto aos volantes quando sua equipe está com dificuldade de sair jogando e orientando seus companheiros. Fisicamente, não é um jogador de grandes atributos. Com 1.70m de altura, não se destaca pela força física ou pela velocidade. Sua contribuição defensiva é pequena, algo comum no futebol colombiano, mas que em outras ligas será exigido de forma diferente. Seu principal desafio será corresponder tanto mentalmente como fisicamente a tais obrigações.
No 4-3-3/4-1-4-1 de Felipe Conceição, Guzmán deverá disputar posição com Marcinho no lado esquerdo do meio-campo, tendo que executar uma marcação alta, pressionando o adversário no campo ofensivo, algo que não está acostumado a fazer e exigirá um pouco mais de paciência e tempo para adaptação. Além disso, sua média de 25 jogos por temporada exigirá outro foco na preparação física para suportar o caótico calendário brasileiro. De qualquer forma, suas habilidades são boas o suficiente para atuar em níveis melhores do que vinha jogando atualmente e uma Série B pelo Cruzeiro é uma grande oportunidade para sua transição.
Yeison Guzmán é o novo reforço do Cruzeiro.
Raciocínio rápido, visão de jogo, controle de bola, domínio de tempo-espaço e capacidade de achar os companheiros em vantagem.
Passes em profundidade, lançamentos, giros rápidos e finalizações.
Criativo! pic.twitter.com/nhtTNHxz92
— Joao Victor Del Rio (@jvdelrio98) April 15, 2021
Em 2021, pela Primeira A, Guzmán disputou 17 partidas. É o segundo do campeonato em finalizações (39/18 certas), o primeiro em passes decisivos (41), terceiro em grandes chances criadas (5), quatro gols marcados e três assistências, média de 209 minutos para participar de um gol. Sua nota média segundo o aplicativo de estatísticas Sofascore é de 7.35, a terceira melhor entre todos os jogadores. Definitivamente era o momento para o jovem buscar desafios maiores na sua carreira.
Conclusão
A chegada de Guzmán ao Cruzeiro passa pelo suporte de um investidor, já que o clube não tem condições financeiras de fazer grandes investimentos, ainda que o valor pago tenha sido relativamente baixo ao se observar o mercado de transferências em relação a atletas da mesma posição. Será o primeiro desafio do jogador fora do seu país, em um clube infinitamente maior e com mais pressão. O contexto de jogar a Série B ajudará na sua adaptação já que o nível técnico é baixo. A parte física e do seu envolvimento no jogo sem bola serão desafios a serem lapidados pelo técnico Felipe Conceição. De todo modo, o Cruzeiro ganha uma peça com imenso potencial e qualidade técnica.