FOTO: DIVULGAÇÃO / TWITTER
O Cruzeiro acertou com o Vissel Kobe (Japão) o empréstimo do atacante Lincoln, de 21 anos, por empréstimo até o fim da temporada. Os salários serão divididos entre os clubes e a Raposa terá a opção de ficar com o atleta em definitivo ao fim do contrato. A informação sobre a negociação foi divulgada inicialmente pelo jornalistas Venê Casagrande e Samuel Venâncio.
Linconl tem contrato com o time japonês até o final de 2024 e não vinha sendo utilizado. O jogador foi adquirido em 2021 junto ao Flamengo por US$ 3 milhões de dólares. Disputou 31 partidas e marcou quatro gols em terras asiáticas. O Cruzeiro superou a concorrência de outras equipes pelo atacante, que também optou por jogar no time celeste.
Histórico
Lincoln foi revelado pelo Flamengo e estreou profissionalmente pelo clube em 2017, então com 16 anos. O atacante era tratado como uma das grandes promessas da Gávea, sendo da mesma geração que Vinícius Júnior, hoje no Real Madrid. Contudo, o jogador não conseguiu repetir nos profissionais do rubro-negro o mesmo desempenho praticado nas categorias inferiores. Em 63 jogos, marcou oito gols e deu três assistências.
O grande momento do atacante vestindo a camisa do Flamengo foi durante o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, em 2018, quando marcou o gol de empate da equipe diante do Grêmio, em Porto Alegre, no último minuto, e evitou a derrota da sua equipe. O Flamengo acabou vencendo o jogo da volta no Rio de Janeiro e avançando às semifinais, quando foi eliminado pelo Corinthians, que viria a ser derrotado pelo Cruzeiro na final.
Oportunidade
O retorno do atleta ao Brasil é visto como uma oportunidade de voltar a jogar com regularidade. No Japão, Lincoln vem sendo pouco utilizado na atual temporada, atuando em apenas 13 dos 32 jogos do seu time, e em apenas cinco partidas iniciou como titular. O atacante balançou as redes em três oportunidades. Seu último jogo foi no dia 1 de junho, há mais de dois meses. Seu time ocupa atualmente a 17ª posição na J-League (Liga Japonesa), figurando como vice lanterna na zona de rebaixamento.
No Cruzeiro, Lincoln disputará posição com Edu, titular absoluto da equipe de Paulo Pezzolano, mas que enfrenta um jejum de dez jogos sem balançar as redes, e Rafael Silva, que vem sendo muito útil quando acionado, mas convive com muitos problemas físicos desde o seu retorno ao Brasil. Rodolfo, outro que pode atuar na referência do ataque, vem sendo pouco utilizado e corre por fora.