Cruzeiro já passou da marca de 30 atletas utilizados em 17 jogos na temporada

Compartilhe

FOTO: BRUNO HADDAD / FLICKR OFICIAL / CRUZEIRO E.C.

Buscando estabilidade na temporada e adaptação e um novo estilo de jogo, o Cruzeiro atingiu, diante do Juazeirense-BA, pela terceira fase da Copa do Brasil, a marca de 31 atletas utilizados na temporada 2021 entre Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série B. A última estreia se deu justamente no jogo de ontem, com o lateral-direito Klebinho, anunciado na semana passada, entrando no segundo tempo no lugar de Raúl Cáceres, no Mineirão.

Antes de Klebinho, o lateral-direito/zagueiro Joseph fez sua estreia oficial na derrota para o Confiança, pela primeira rodada da Série B, assim como o volante Flávio, que entrou durante o segundo tempo. A equipe comandada por Felipe Conceição já disputou 17 partidas com 8 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Aproveitamento de 53%, com 18 gols marcados e 13 sofridos.

Dos atletas utilizados por Conceição, os que somam mais minutos na temporada são o goleiro Fábio (17 jogos), o zagueiro Ramon (16), os laterais Cáceres (17) e Matheus Pereira (15), os volantes Adriano (15) e Matheus Barbosa (17), o atacante Aírton (17), Rafael Sobis (16), Felipe Augusto (14) e Bruno José (15). Com a chegada do novo diretor de futebol, Rodrigo Pastana, a expectativa é que novos jogadores sejam contratados, principalmente porque o setor de meio-campo e o ataque são os que ainda apresentam problemas principalmente na parte criativa e no acabamento das jogadas.

Os jogadores menos utilizados por Conceição vieram da base. O zagueiro Paulo e Guilherme Matos ainda não disputaram nenhuma partida, enquanto o zagueiro/lateral-direito Geovane atuou por 22 minutos diante da Patrocinense, pela última rodada da fase de grupos do Mineiro. No meio-campo, Lucas Ventura retornou após empréstimos no Boa Esporte e não teve nenhuma oportunidade e nem foi relacionado. Muito pedido pelos torcedores, o meia Marco Antônio segue preterido pelo técnico, que já deixou subentendido (e reforçado pelo presidente) que não enxerga um meia no seu modelo de jogo, atuou apenas 15 minutos contra o Pouso Alegre.

Jogadores que já deixaram o clube ou não estão nos planos

Até o fim do Mineiro o Cruzeiro tinha aproximadamente 37 jogadores no elenco principal. Alguns deles já saíram da equipe, como o lateral-esquerdo Alan Ruschel, contratado no início do ano com muita expectativa após boa Série B pela Chapecoense, mas que após seis jogos não convenceu e acabou emprestado ao América-MG. Outro que negocia sua saída para o mundo árabe é o atacante William Pottker. Mesmo artilheiro do time na temporada com três gols, o alto salário é um empecilho para que siga no clube.

O zagueiro Léo teve seu contrato rescindido com a Raposa e não chegou a atuar com Conceição, já que se recupera de uma lesão no joelho. O volante Ariel Cabral treina em separado desde o fim do seu empréstimo com o Goiás e também não faz parte dos planos. Mesmo destino que deve ter o experiente Henrique, ainda em tratamento de lesão no joelho. O meia Marcinho chegou a encaminhar sua saída para o CSA durante os últimos dias, mas a chegada de Pastana, executivo que negociava sua ida ao clube alagoano, pode mantê-lo na Toca. Outro que vive situação de indefinição é o centroavante Thiago. Sem espaço com Conceição e com apenas quatro jogos na temporada, já foi comunicado que pode buscar um clube para empréstimo.

Até o momento não fazem mais parte do elenco os jogadores Alan Ruschel (emprestado ao América-MG), o zagueiro Arthur e o atacante Welinton (emprestados ao Brasil de Pelotas), Rafael Santos (emprestado a Ponte Preta) e Vinicius Popó (emprestado ao Goiás).

Compartilhe