Emprestado ao Palmeiras, Vitinho pode voltar ao Cruzeiro; Renovação de contrato precisa ser discutida

Compartilhe

FOTO: CESAR GRECO/ AG. PALMEIRAS

O meia Vitinho, de 19 anos, atualmente no Sub-20 do Palmeiras, pode retornar ao Cruzeiro. O clube paulista solicitou a extensão do empréstimo do atleta, cujo período se encerra em dezembro, o que foi negado pela diretoria da Raposa. O jogador tem 60% dos seus direitos econômicos fixados em 1,8 milhão de euros (pouco mais de R$ 10 milhões) para ser adquirido em definitivo. No ano passado, o atleta chegou a ser promovido ao elenco principal pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Cruzeiro, e já frequentou o banco de reservas na atual temporada.

Vitinho assinou seu primeiro contrato profissional com o Cruzeiro com duração de cinco temporadas e multa rescisória de R$ 330 milhões em 2018 durante a gestão Wagner Pires de Sá e seu diretor das categorias de base, Amarildo Ribeiro. De acordo com o regulamento da FIFA, “jogadores com menos de 18 anos de idade não poderão assinar um contrato profissional por um período maior do que três anos. Qualquer cláusula que se refira a um período maior não deve ser reconhecida”. Sendo assim, uma renovação precisa ser discutida em caso de eventual retorno, ou o jogador pode deixar o clube sem custos em janeiro para qualquer equipe do exterior.

Durante 2019, Vitinho disputou várias competições na categoria Sub-17 pelo alviverde, realizando 36 partidas e marcando 7 gols. O destaque ficou por conta do título da Copa do Brasil, onde o meia foi titular. Aos 18 anos, o garoto foi promovido aos profissionais do Palmeiras em um grupo de apoio que atendeu a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo. O meia é bem cotado dentro do clube paulista e já disputou 26 jogos (17 como titular) pelo Sub-20 na atual temporada, com cinco gols anotados e uma assistência.

Compartilhe