Larcamón faz análise do jogo, balanço da janela e garante busca por mais um reforço

Compartilhe

Após uma vitória sólida por 2 a 0 sobre o Uberlândia no Mineirão, o Cruzeiro carimbou seu passaporte para as semifinais do Campeonato Mineiro, reafirmando sua posição de destaque na competição estadual. O técnico da Raposa, Nicolás Larcamón, não poupou elogios à equipe e ressaltou a importância de conquistar a classificação na liderança do torneio.

“Eu acho que foi uma boa jornada pra gente. Era preciso ganhar jogando bem”, destacou Larcamón. “Foi um grande trabalho de todo o time. Era o que tínhamos que fazer: conquistar essa classificação em primeiro lugar.”

Larcamón também abordou as escolhas táticas e as mudanças na equipe, especialmente em relação à escalação de Mateus Vital:

“Estamos em um processo de construção. O Mateus Vital, nas primeiras semanas, por uma situação de lisão, não pode competir. Ele vem trabalhando muito bem, ele completou uma boa semana de trabalho e foi uma decisão que tem a ver não só com a intenção de mudar, eu sinto que ele jogou muito bem. Mas ele sentiu essa falta de ritmo, de muito tempo sem jogar. Ele vai ser um jogador importante em nosso time. Estamos construindo dando resultado e conquistado uma classificação na melhor posição possível, pra decidir o torneio em nossa casa.”

Com a classificação garantida, o técnico argentino manteve o foco nas próximas etapas do torneio. “Agora é o momento de seguir trabalhando, melhorando, para chegar melhor ainda para as etapas decisivas do torneio”, afirmou.

Além disso, Larcamón comentou sobre a violência no futebol, expressando sua consternação com a morte de um torcedor do Cruzeiro em confrontos nas ruas de Belo Horizonte:

“Dói muito. Sinto que a América Latina, em geral, esse tipo de notícia mostra que culturamente estamos confundindo um jogo com algo que, envolve paixão, envolve diversão, muitas coisas, mas não é de vida ou morte. Estamos lutando em um nível de violência que é próprio da cultura. Argentina, Brasil… qualquer país perto daqui, tem essa mesma situação, que é triste. Hoje, uma família vai chorar por uma situação que não merecia. Nunca a violência é o caminho. Transmito minhas condolências à família.”

Sobre o estilo de jogo da equipe, Larcamón destacou a importância de sair com os zagueiros e manter uma postura ofensiva. “Vamos compreender quando precisamos mudar o comportamento. Sempre com a inteção de ter uma primeira linha protagonista. A participação do Cabral, que compreende bem o jogo, e tem capacidade de ganhar mais uma posição nesse início. Vai ser habitual ver nossos jogadores e laterais em posições ofensivas. Com a inteligência de compreender quando e onde, pra não sofrer”, ressaltou o técnico.

Com um olhar para o futuro, Larcamón fez uma análise positiva da janela de transferências e mostrou confiança no trabalho realizado pela diretoria do Cruzeiro, deixando claro que ainda espera por mais uma contratação até o final deste mercado:

“O balanço é muito positivo. Estando claro que hoje, a realidade do Cruzeiro, é um momento em que precisa fazer boas contratações, mas tem uma responsabilidade financeira e isso é importante. A seriedade do Cruzeiro no mercado. Realizamos um grande trabalho. Estamos avaliando a possibilidade de mais uma contratação, sinto que há mais uma posição, específica, que pode ser que precise de alguma alternativa. Mas fazendo com inteligência. Sinto que o trabalho que estão fazendo me dá tranquilidade. Se tem uma melhor versão para incorporar outro elemento, bem vindo. Se o jogador não e pra essa janela, vamos fazer uma boa contratação para a janela do meio do ano. Estamos avaliando e confio que com o trabalho que estamos fazendo, vamos fazer um grande fechamento de janela.”

Larcamón ainda falou sobre a utilização do jogador recém anunciado Alvaro Barreal, deixando claro que conta com um jogador polivalente: “Ele tem uma posição que a melhor para, o melhor desempenho, é pela ala. Durante a temporada na MLS, foi um dos destaques de seu time. Além disso, tem uma técnica e uma compreensão de jogo que pode fazer algumas outras funções. Pode trabalhar de meia, invertido, pode trabalhar como um segundo volante e fazer um perfil que, com a lesão do Japa, não tenho essa característica. Sua melhor versão é quando joga na linha aberta, suas virtudes técnicas em contragolpes, em um contra um.”

O Cruzeiro agora se prepara para enfrentar o Tombense, em partida de ida e volta, válida pela semifinal do Campeonato Mineiro. O horário e a data dos jogos ainda não está definido.

Compartilhe