
FOTO: VINNICIUS SILVA / CRUZEIRO E.C. / FLICKR OFICIAL
O volante argentino Lucas Romero pode deixar o Cruzeiro ainda nesta janela de transferências, conforme informado pelo jornalista argentino Matias Martinez (@Mati_Martinez). O jogador estaria na mira do Independiente, da Argentina, que pagaria um valor ainda não divulgado, mas abaixo dos 5 milhões de euros pelos 50% pertencentes a Raposa.
Lucas Romero foi contratado em 2016, vindo sem custos pra Raposa, que detém 50% do passe do atleta – os outros 50% ainda pertencendo ao Vélez Sarsfield – com cláusulas contratuais específicas: caso atingisse a marca de 40 jogos com 30 minutos por jogo em um ano, o Cruzeiro seria obrigado a adquirir mais 10% do passe do atleta junto ao Vélez. A única vez em que isso aconteceu, foi em 2018: Lucas Romero jogou 43 partidas, entretanto, na época foi noticiado que de acordo com o clube e com o até então empresário, Alberto Stagliano, a cláusula não foi acionada por contar amistosos e jogos de competições não-oficiais.
Outra cláusula, essa que pode complicar a negociação, é uma multa referente a transações do jogador para o futebol argentino. Em caso de transferência para qualquer clube do país hermano, o Cruzeiro teria que ressarcir para o Vélez um valor de US$500 mil a parte do valor negociado.
Independentemente do valor da negociação, o caminho para uma venda passa pelo Vélez Sarsfield. Caso a proposta seja mesmo por valor inferior a 5 milhões de euros, o clube de Liniers tem que dar o aval para que a venda se concretize. Caso a proposta supere o valor citado, o Cruzeiro se torna obrigado a vender – do contrário, cabe ao clube cobrir a proposta e comprar os 50% do Vélez referente ao valor que foi ofertado.
Outras propostas e polêmicas:
Atualmente, Lucas Romero aparece com valor de mercado estipulado em 2,5 mi de euros de acordo com o site transfermarket, entretanto, o volante já recebeu propostas altas durante sua passagem pelo Cruzeiro. A primeira proposta foi feita pelo Sporting, de Portugal. Na época, o clube português ofereceu 4 milhões de euros pelo jogador, proposta que foi rechaçada pelo vice-presidente de futebol Itair Machado, que na época disse querer 7 milhões de euros pelos 50% pertencentes ao Cruzeiro.
Recentemente, Lucas Romero se envolveu em uma polêmica com seu antigo empresário, Alberto Stagliano. Em entrevista ao portal superesportes (você pode conferir clicando aqui), o empresário alega que o vice-presidente de futebol Itair Machado fez a cabeça do atleta para que o mesmo rompesse com o empresário e levantou questões sobre uma negociação acerca de uma “oferta suspeita” feita pelo atleta vinda do Cruz Azul, clube do México. De acordo com o empresário, o diretor do clube teria aceitado uma proposta de US$ 5 milhões pelo jogador, tendo voltado atrás para refazer a mesma negociação através de outro agente, atendendo a interesses de Itair Machado.
Romero atuou (até o fechamento desta matéria) por 145 jogos com a camisa celeste, tendo marcado 3 gols. O volante se mostrou versátil durante o comando de Mano Menezes, atuando em várias partidas como lateral direito e obtendo sucesso na posição. Na temporada atual, Romero atuou em 25 jogos (2098 minutos) sendo titular em 24 dessas oportunidades. Pelo Cruzeiro o jogador foi bicampeão mineiro (2018 e 2019) e bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018).