Lucas Silva busca retomar sequência de jogos e terá concorrência de remanescentes de 2022

Compartilhe

FOTO: VINNICIUS SILVA / FLICKR / CRUZEIRO

O Cruzeiro está perto de anunciar o retorno do volante Lucas Silva, um velho conhecido da torcida celeste. Após acertar sua rescisão contratual com o Grêmio, o jogador já está em Belo Horizonte e aguarda resultados dos exames para fechar em definitivo com a Raposa.

Na atual temporada, Lucas atuou em apenas 11 jogos pelo Grêmio: sendo cinco partidas pelo Campeonato Gaúcho, duas pela Copa do Brasil e quatro pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo, o volante esteve em campo pouco mais de 560 minutos, com participações discretas, sem marcar gols ou assistências. O volante perdeu espaço principalmente depois que Renato Gaúcho conseguiu encaixar seu meio de campo com peças como Cristaldo, Villasanti e Cuiabano.

Vivendo um momento em baixa, tendo atuado em poucos jogos do time gaúcho na temporada, Lucas Silva retorna ao Cruzeiro para buscar uma sequência de jogos e retomar seu melhor momento na carreira, que aconteceu exatamente com a camisa cinco estrelas. 

Lucas Silva subiu ao profissional do Cruzeiro ainda em 2012, mas foi em 2013 que a jovem promessa se tornou realidade e conquistou seu espaço como titular em uma das equipes mais emblemáticas do século. Seu desempenho nas campanhas do bicampeonato brasileiro (2013 e 2014) chamaram a atenção do Real Madrid, que acabou contratando o jogador. Sem se adaptar na Espanha, Lucas acabou sendo emprestado ao Olympique Marselha, da França. Posteriormente, retornou ao Cruzeiro por empréstimo, entre 2017 e 2019, onde foi bicampeão da Copa do Brasil.

Com problemas no meio de campo após perder Richard e com a lesão de Ramiro, Lucas Silva chega para brigar por uma posição bastante disputada no elenco do Cruzeiro. com características muito mais técnicas de ocupação de espaço e bom passe na saída de bola e na construção das jogadas, a concorrência atual de Lucas será com Neto Moura, Felipe Machado e Wallisson, este último também contratado nesta temporada.

A título de exemplo, comparamos os números de Lucas Silva com os outros dois volantes do Cruzeiro que também disputaram a Série B de 2022, durante a competição nacional:

Lucas Silva atuou em 22 jogos da Série B (788 minutos), sendo titular em 9 oportunidades e saindo do banco de reservas em outros 13 jogos.

Neto Moura atuou em 28 jogos da Série B (2304 minutos), sendo titular em todas as oportunidades.

Filipe Machado atuou em 25 jogos da Série B (1886 minutos), sendo titular em 21 oportunidades e saindo do banco de reservas em outros 4 jogos.

Confira os números retirados do site Sofascore:

Vale ressaltar que, mesmo com iminente chegada de Lucas Silva, o Cruzeiro segue no mercado para aumentar o número de volantes em seu elenco. A diretoria ainda busca um volante de contenção, que possa fazer o papel exercido anteriormente por Richard, para reforçar o sistema defensivo.

Compartilhe